Topo

A partir de 2005, estudantes poderão cursar ensinos médio e técnico ao mesmo tempo

Da Redação<br><br/> Em São Paulo

26/07/2004 20h23

A partir de 2005, os estudantes brasileiros poderão cursar o ensino médio juntamente com o ensino técnico. A decisão foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (26/7), após regulamentação de quatro artigos da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), de 1996.

O novo modelo permite que o estudante decida se quer fazer só o ensino médio ou se quer seguir uma das outras três opções de articulação do ensino médio com o ensino técnico de nível médio. O aluno pode cursar o ensino médio na mesma escola e com a mesma grade curricular, em escolas diferentes e em grades diferentes ou, então, após a sua formação média.

Atualmente, quem opta pela formação profissional tem que cursar o ensino médio em um turno e um curso técnico em outro, ou primeiro concluir o ensino médio para só depois buscar a profissionalização.

Os Estados do Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina podem implantar imediatamente o programa por terem assinado um acordo com o Ministério da Educação. Os demais Estados brasileiros deverão aderir à proposta em 2005.