Topo

Avaliação dos cursos de pós-graduação termina hoje

Da Redação<br><br/> Em São Paulo

13/08/2004 17h48

Termina nesta sexta-feira (13/08) a primeira etapa da avaliação trienal de programas e propostas de cursos de pós-graduação do país, realizada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação).

Desde o dia 12 de julho, 600 consultores da Capes se revezam em reuniões diárias na Finatec (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos), da UnB (Universidade de Brasília), para avaliar cerca de 2.000 programas, que respondem pela oferta de quase 3.000 cursos de pós-graduação - sendo cerca de 1.800 de mestrado e 1.200 de doutorado, em 46 áreas.

Os resultados serão publicados após o término de todas as etapas e deverão estar disponíveis somente no final do ano.

Na opinião de Renato Janine Ribeiro, diretor de Avaliação da Capes, o sistema de avaliação trienal é uma das grandes conquistas da sociedade brasileira: "Esses cursos são avaliados constantemente. É feito um acompanhamento anual deles, mas a cada três anos este acompanhamento resulta em uma avaliação que vai apontar, de fato, a real qualidade dos conteúdos apresentados".

Segundo garantiu Janine, a atuação constante e efetiva da Capes, reduziu sensivelmente o número de cursos ruins. "Nessa avaliação trienal o descredenciamento, no geral, chega a algumas dezenas. Está bem longe de cem e não chega a 5%".

Para saber mais sobre a avaliação de um curso de pós-graduação, os interessados podem consultar a página da Capes.