Topo

Trabalho informal é mais comum entre alunas do Enem 2003

Da Redação<br><br/> Em São Paulo

20/08/2004 17h21

Pesquisa realizada com os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2003 mostra que a maior parcela das alunas exerce atividade informal (sem carteira assinada) ou temporária.

Essa foi a resposta de 32% das estudantes quanto à posição que ocupam no mercado de trabalho. O mesmo foi declarado por 25% dos alunos. Entre eles, a parte mais significativa, que também corresponde a 32%, atua no setor privado e tem carteira assinada.

O levantamento, que abrange quase 1,3 milhão de participantes, sendo a maioria estudantes da 3ª série do ensino médio, também revela que os pais de 55% das meninas possuem, no máximo, o ensino fundamental. Em relação aos meninos, esse índice é de 49%.

Quanto à carreira profissional, a pesquisa do Enem verificou que os homens optam mais pelas ciências exatas e as mulheres pela área de ciências biológicas e saúde. Dos alunos, 31% escolheram as profissões ligadas às engenharias e áreas tecnológicas e, entre as jovens, 32% decidiram pelas atividades relacionadas à biologia, medicina e enfermagem.

Leia também:
  • Mais de 800 municípios têm aulas do ensino médio apenas à noite