Topo

Pesquisa revela insatisfação de alunos com qualidade do ensino

Da Redação<br><br/> Em São Paulo

24/08/2004 10h35

O "Relatório de Desempenho e Perfil Socioeconômico dos Alunos da Rede Pública", divulgado nesta terça-feira (24/8) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), aponta que apenas 18% dos alunos que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano passado consideram o conteúdo ministrado em sala como sendo de bom a excelente e adequado à realidade.

Do total de estudantes, 56,5% consideram a qualidade desse conteúdo na faixa regular a bom e 24,2% a classificam como insuficiente a regular.

Com relação à segurança nas escolas, somente 19,4% consideram esse item (policiamento, iluminação etc.) como de bom a excelente, enquanto 44,8% opinam que ele está entre regular e bom e 35,8%, insuficiente a regular. Dos 1.322.644 participantes do Enem 2003, quase 70%, ou seja, mais de 900 mil cursaram todo o ensino médio na rede pública.

Quanto a equipamentos eletroeletrônicos e de comunicação, 51% dos alunos não possuem telefone celular, 82% não têm acesso à Internet, 93% não têm acesso a TV por assinatura e 76% não possuem computador em casa. Ainda segundo o relatório, cerca de 60% dos estudantes das escolas públicas tiveram acesso a cursos de informática extra-escolar.

Boa parte dos estudantes declarou também que não teve oportunidade de estudar uma língua estrangeira ou freqüentar um cursinho pré-vestibular. A maioria declarou ler, pelo menos de vez em quanto, jornais, livros de ficção e romance, revistas de informação e de humor ou quadrinhos.

Por meio desse levantamento, os estudantes avaliaram também as escolas onde cursaram o ensino médio. As críticas principais são em relação à insuficiência ou más condições dos equipamentos de informática, de laboratórios, do ensino de língua estrangeira, de atividades extra-classe e esportivas.

Com relação à avaliação dos professores, esses foram considerados distantes e pouco envolvidos com a turma, embora os estudantes tenham dito também que eles apresentam autoridade, firmeza e dedicação, em sala de aula, no que diz respeito à transmissão dos conteúdos.