Topo

MEC distribui equipamentos apreendidos pela Receita Federal

Da Redação<br><br/> Em São Paulo

20/09/2004 10h02

Trinta e cinco mil escolas da rede pública de ensino das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste serão as primeiras beneficiárias do Pepe (Programa Extraordinário de Promoção Escolar), criado pelo Ministério da Educação para distribuir às redes de ensino materiais apreendidos pela Receita Federal.

São mais de 6.000 CD players, 34 mil radiorrelógios, 24 mil toca-fitas, 13 mil rádios portáteis e outros equipamentos avaliados em R$ 12 milhões.

O material está no Porto de Manaus e será distribuído, por meio das prefeituras e pela ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), sem qualquer custo para as escolas.

Segundo o subsecretário de Assuntos Administrativos do MEC, Sylvio Pétrus, a intenção é estimular a comunidade escolar. "O grande objetivo desse programa é transformar equipamentos que são fruto de contrabando, de transgressões, em equipamentos com a utilidade de melhorar a qualidade de ensino das nossas escolas."

Pétrus explicou ainda os critérios adotados para a escolha das escolas. "Primeiro, escolhemos as regiões mais carentes do país. Depois, quais escolas seriam beneficiadas: todas as escolas públicas rurais de 1ª a 4ª série, de 51 a 150 alunos, e as pré-escolas dessas regiões."

O processo de distribuição começa após o período eleitoral, que termina em 3 de outubro.