Topo

Federal de Santa Catarina abrirá campus no sul do Estado

Da redação<br><br/> Em São Paulo

06/10/2004 21h46

A região sul do Estado de Santa Catarina vai ganhar um campus universitário federal, que deverá começar a funcionar em 2005. A nova unidade faz parte da expansão da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Nesta quinta-feira (7), o ministro da Educação, Tarso Genro, estará em Criciúma, onde participará, às 16h, de reunião na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera para discutir com lideranças locais a implantação do campus.

Segundo o reitor da UFSC, Lúcio José Botelho, o objetivo da reunião é apresentar o projeto ao ministro e estabelecer um cronograma para uma grande audiência pública que irá determinar, inclusive, o local onde o campus deve ser instalado.

"A idéia inicial é estabelecermos uma base física e iniciarmos alguns cursos a distância. Também temos o projeto de criar vestibulares especiais e cursos na área de licenciatura para os professores da região", diz Botelho.

O deputado Jorge Boeira (PT-SC) é o autor de uma emenda com previsão orçamentária de R$ 1,75 milhão destinados ao projeto de expansão. "Sempre lutei pela implantação de uma universidade pública na região.

Participarão da reunião, além do ministro Tarso Genro e do reitor Lúcio Botelho, o prefeito eleito de Criciúma, Décio Góes, e lideranças locais.