Topo

Dois em cada três estudantes trapaceiam para ganhar jogos

Hector Retamal/AFP
Imagem: Hector Retamal/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/04/2013 16h20

Quase dois terços (64%) das crianças britânicas trapaceiam durante a prática de esportes na escola devido à pressão para ganhar. Esse é o resultado de uma pesquisa feita com mais de mil estudantes entre 8 e 16 anos pelo Clube de Críquete Marylebone e a ONG Chance to Shine.

O levantamento aponta que 90% das crianças entrevistadas se sentem pressionadas a vencer sempre e que 75% dos alunos acreditam que seus colegas roubariam nos jogos se não fossem punidos.

Os estudantes mostraram ainda pouco remorso em relação aos colegas: 37% acredita que seus companheiros não se importam em ganhar roubando e 5% afirmou ter até orgulho disso. Apenas 16% disseram que seus colegas de time se sentem mal quando ganham com trapaças.

Maus exemplos

Para 65% dos pais dos estudantes, também ouvidos na pesquisa, isso é reflexo de maus exemplos de atletas como o ciclista Lance Armstrong, que confessou usar substâncias proibidas para melhorar seu rendimento esportivo. Para 65% dos pais ouvidos, o fato de esportistas famosos trapacearem aumenta a pressão sobre os jovens para imitá-los.

"Esse estudo mostra a pressão sentida pelas crianças quando praticam um esporte. Com esse cenário, é fundamental que as crianças sejam ensinadas sobre a importância de praticar esporte com o objetivo correto", comentou Derek Brewer, diretor executivo do MCC.