Topo

Candidatos enfrentam lentidão no site do Enem; dica é tentar outra vez

Candidatos enfrentam lentidão no último dia de inscrição do Enem 2013  - Reprodução/ www.sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/
Candidatos enfrentam lentidão no último dia de inscrição do Enem 2013 Imagem: Reprodução/ www.sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/

Do UOL, em São Paulo

27/05/2013 16h43Atualizada em 27/05/2013 17h00

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 terminam hoje (27) às 23h59. Candidatos que deixaram para fazer o cadastro no último dia reclamam de lentidão e instabilidade no sistema. 

A assessoria de imprensa do MEC (Ministério da Educação) informou que casos pontuais podem ocorrer por causa de muitos acessos simultâneos, mas que o sistema está funcionando normalmente. A orientação do ministério é para que os estudantes continuem tentando realizar a inscrição. Trocar de navegador e limpar o cache do sistema também pode ajudar a resolver o problema. 

Um estudante contou ao UOL, por e-mail, que efetuou a primeira etapa da inscrição e o site informou que a requisição estava sendo processada. Segundo o internauta, o processamento já durava mais de 40 minutos. A reportagem ainda não obteve uma resposta para saber se o candidato conseguiu finalizar o cadastro. 

A internauta Laura de Avila também reclamou, pelo Twitter, que só conseguia fazer a metade da inscrição e o site travava. Outros candidatos reclamam que esse é o problema de deixar a inscrição para a última hora. 

Tente novamente

A reportagem do UOL tentou realizar a inscrição no Enem 2013 nesta tarde. Após entrar no sistema, o que já demorou um tempo, a repórter gastou cerca de 20 minutos para chegar até o questionário socieconômico. Com os dados todos preenchidos, o sistema demorou para carregar a próxima página e foi exibida a mensagem de erro: "Tente novamente mais tarde". Nesse caso, o navegador usado foi o Mozilla Firefox. 

No Internet Explorer, a mesma inscrição foi realizada em cinco minutos. Em outra tentativa, no navegador Google Chrome, a inscrição foi concluída em 21 minutos.

Falha no sistema

Estudantes que tentaram se inscrever no exame na madrugada desta segunda-feira relataram que o site informava que as inscrições estavam encerradas. O MEC confirma que a mensagem apareceu indevidamente no site de inscrições do Enem 2013 durante a madrugada. No entanto, afirma que o sistema não deixou de receber inscrições no período.

Recorde de inscrições

Até as 11h20 desta segunda-feira (27), a edição 2013 do Enem teve 6.342.250 candidatos inscritos, segundo o MEC. O número já supera o total de inscrições do ano passado, que foi de 5.971.290.

As inscrições podem ser realizadas até as 23h59 de hoje, pelo site www.sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem.