Topo

No PI, escola em que alunos assistiam aulas no chão recebe carteiras

Após denúncia de que alunos estavam sem carteiras para estudar no PI, secretaria manda móveis - Divulgação
Após denúncia de que alunos estavam sem carteiras para estudar no PI, secretaria manda móveis Imagem: Divulgação

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

24/09/2013 14h50

A Unidade Escolar Marcos Parente, localizada no município de Redenção de Gurguéia (a 641km de Teresina), recebeu 160 conjuntos de carteira escolar, nessa segunda-feira (23), enviados pela Seduc (Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí). As carteiras foram colocadas nas quatro salas de aula da unidade escola.

Com a entrega das carteiras escolares, os alunos do ensino fundamental do horário vespertino já assistiram aulas nas novas acomodações.

“Estamos muito felizes com a chegada das carteiras, que é o mínimo para os alunos poderem se acomodar nas salas de aula. Agora queremos a ampliação da escola”, disse a diretora Ângela Guerra.

O número insuficiente de carteiras escolares fazia mais da metade dos alunos assistir às aulas sentada no chão. A situação precária da escola foi mostrada pelo UOL nessa segunda-feira. Segundo a diretora, a situação durou cerca de cinco anos. 

A escola possui 287 alunos matriculados no Ensino Fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Veja qual é o Ideb da escola e consulte outros estabelecimentos

  • Reprodução

Para tentar diminuir o número de alunos estudando no chão, a direção da escola contou que fazia um rodízio com as cadeiras usadas nas mesas da merenda, que eram levadas para as salas de aula.

Construído há quase cinco décadas, o prédio da escola Mário Parente necessita de uma ampliação para acomodar melhor os alunos. Segundo a direção, os alunos se alimentam num espaço em frente à porta dos banheiros. Atualmente, o banheiro destinado aos professores foi desativado para abrigar três máquinas de cópia por falta de espaço em outra área da escola.

Guerra relatou que a escola necessita da construção de mais duas salas de aula, espaço para biblioteca – a atual está amontoada de livros -, além da cobertura de um espaço de terra para recreação dos alunos. O espaço é em chão batido e precisa ser colocado o piso.

Apesar dos problemas estruturais da escola, os alunos tiveram destaque no desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A escola tirou a nota de 5.2 no Ideb e ficou em primeiro lugar na lista das escolas de Redenção do Gurguéia e em segundo lugar na região da 14ª GRE (Gerência Regional de Educação).

Veja qual é o IDH de Redenção do Gurgéia

  • Reprodução