Topo

Redação do Enem terá correção mais rigorosa; prova de hoje dura 5h30

Do UOL, em São Paulo

27/10/2013 00h02Atualizada em 27/10/2013 11h01

No segundo dia de prova do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio), os 7,1 milhões de estudantes enfrentarão a redação com correção mais rigorosa neste domingo (27). Após textos com hino de time e receita de macarrão no ano passado, o MEC (Ministério da Educação) prometeu que redações com gracinhas e com trechos desconexos receberão zero

Veja também

  • Reprodução

    MEC elimina 24 candidatos que postaram fotos do Enem na internet

A correção também será mais exigente em relação a erros de ortografia, serão aceitos como excepcionais e sem reincidência. Em 2012, candidatos que escreveram "trousse" e "enchergar" em seus textos receberam nota máxima (1.000). 

Além da redação, hoje os estudantes terão de responder a 90 questões de múltipla escolha sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Para isso, terão 5h30. 

Os professores do Curso e Colégio Objetivo farão a correção online do Enem 2013 aqui no UOL a partir das 19h30 (horário de Brasília. Confira a correção comentada do 1° dia.

Local de prova

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). É recomendável que o aluno chegue com uma hora de antecedência ao local de prova.

Os primeiros alunos poderão deixar o local de prova após duas horas do início da prova. Nesse sábado, estudantes foram desclassificados por deixarem as salas antes do tempo mínimo. O candidato que quiser levar o caderno de provas terá que sair do local de prova na última meia hora do exame.

Primeiro dia de prova

No sábado, foram aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30. O primeiro dia de provas do Enem 2013 teve questões sobre reforma agrária, protestos na Europa em 2011 e território palestino

Durante a prova, candidatos voltaram a publicar fotos do Enem em redes sociais, como já havia acontecido ano passado. O MEC anunciou que 24 estudantes foram eliminados do exame por esse motivo. 

Recomendações

Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) recomenda que o inscrito chegue com uma hora de antecedência. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Em todo o país, deve se seguido o horário de Brasília. Não serão aceitos candidatos atrasados.

Os candidatos também precisam providenciar caneta preta -- de tubo transparente, como pedem os aplicadores da prova. É muito comum haver ambulantes nas portas das escolas. Mas, você vai se arriscar? Lápis, lapiseira e borracha estão proibidos.

Lembre-se também de deixar separados os documentos exigidos: identidade original com foto e o cartão de confirmação. Serão aceitos os seguintes documentos: cédula de identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e previdência social; certificado de reservista; passaporte; carteira nacional de habilitação com foto.

Se você não recebeu o cartão de confirmação -- ou perdeu esse documento --, pode imprimir uma segunda via pelo endereço sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova. Caso não lembre a senha de acesso ao sistema, o Inep disponibilizou um passo a passo para a recuperação de senha.

Controlar tempo da prova é segredo para bom desempenho no Enem; veja dicas

Segundo informações disponíveis na página do MEC, em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

Não se esqueça, o uso de telefones celulares e aparelhos eletrônicos dentro dos locais de prova é proibido. Os aparelhos devem ser guardados em sacos plásticos e colocados embaixo da cadeira. Logo, não é possível postar imagens das provas nas redes sociais. No ano passado, ao menos 65 candidatos foram desclassificados por publicarem fotos de dentro das provas nas redes sociais.

Endereços diferentes

Em Fortaleza, cerca de 400 candidatos receberam dois endereços diferentes do local de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013. O nome da escola, da rua e o número eram os mesmos no cartão que chegou pelo correio e na consulta pela internet, porém o nome do bairro estava diferente. De acordo com o Inep, o que vale é o endereço que está no site de consulta ao cartão de confirmação de inscrição.