USP abre processo contra diretor da EACH por terra contaminada
A USP (Universidade de São Paulo) abriu um processo administrativo para apurar se o diretor licenciado da EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), José Jorge Boueri Filho, tem responsabilidades sobre a terra contaminada que foi depositada no campus leste da universidade.
LEIA MAIS
- Justiça dá 30 dias para USP suspender atividades no campus leste
- Professores da USP Leste protestam em frente à reitoria; diretor é afastado
- Cetesb vistoria campus da USP Leste para verificar contaminação de solo
- Justiça determina reintegração de posse de prédio da USP Leste
- Após 50 dias de greve, USP Leste volta às aulas nesta quarta-feira
Ontem, a Justiça determinou que as aulas e as atividades administrativas devem ser suspensas em 30 dias na USP. Uma avaliação da Cetesb comprovou que o solo da EACH tem gás metano.
O processo contra Boueri foi aberto no último dia 7 como resultado da sindicância realizada neste ano para apurar a origem da terra contaminada e sem certificação que foi usada no terreno da EACH. A comissão responsável pelo processo administrativo disciplinar tem um prazo de 90 dias para apresentar o relatório final.
O diretor está afastado do cargo desde o dia 19 de setembro por motivos de saúde, pouco tempo depois que professores e alunos entraram em greve – as aulas só foram retomadas após 50 dias de paralisação.
No último dia 19 foi realizado o processo eleitoral para a formação da lista tríplice para o cargo de diretor da EACH, que será encaminhada para o reitor da universidade. Ainda não há previsão para que o novo diretor assuma o cargo.
Multa
No último dia 31, a Cetesb multou a USP em R$ 96.869,35 por não ter solucionado o problema e por estabelecer prazos considerados insatisfatórios.
A universidade já tinha sido autuada no dia 2 de agosto por descumprir exigências da Cetesb para acabar com a contaminação do solo. Entre as exigências não atendidas, segundo a companhia, havia a instalação de sistema de extração de gases de todos os prédios, avaliações de risco à saúde, além de investigação ambiental detalhada do solo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.