UniverCidade é autuada pelo Procon por falhas na entrega de documentos
O Procon do Rio de Janeiro autuou nesta quarta-feira (26) o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) por dificultar a entrega de certificados de conclusão de curso e históricos escolares aos ex-alunos. A instituição foi descredenciada em janeiro pelo MEC (Ministério da Educação).
No local marcado para a entrega dos certificados, os fiscais encontraram filas e alunos descontentes porque não conseguiram os documentos solicitados. Segundo o Procon, apenas dois funcionários realizavam o atendimento.
Além disso, a instituição só imprimiu parte dos os documentos referentes ao 2° semestre de 2013 e o início deste ano. “Os históricos e certificados de boa parte dos alunos deste período, porém, não se encontrava ali e os funcionários não sabiam informar como eles farão para recebê-los e nem como os alunos anteriores a esse período farão para ter acesso aos seus documentos”, diz a nota divulgada pelo Procon.
O grupo Galileo, responsável pela UniverCidade, foi autuado por má prestação de serviço, realizado de forma precária e em local inadequado, além de descumprir o cronograma previsto para a entrega dos documentos a seus ex-alunos.
Longas filas
Uma imensa fila de alunos e ex-alunos da UniverCidade se alastrou por três quarteirões do centro do Rio, na manhã desta quarta-feira. A instituição abriu hoje o prazo para fossem retirados diplomas, certificados de conclusão e transferência. Mas os documentos não estavam disponíveis e o atendimento não havia começado até as 11h30. Houve tumulto e a PM foi chamada.
Os alunos começaram a chegar à rua Gonçalves Dias por volta das 7 horas. Algumas senhas foram distribuídas, mas não em número suficiente para a procura - a fila se estendeu pela Gonçalves Dias, cruzou a rua do Ouvidor, dobrou na rua do Rosário e chegou até a avenida Rio Branco.
Às 11h30, os estudantes foram avisados de que os diplomas não estavam disponíveis e de que só poderiam pegar documentos alunos formados no segundo semestre de 2013 das carreiras de marketing, administração e ciências contábeis. A informação deixou o grupo ainda mais revoltado.
"Estou formada em administração desde 2011 e não tenho diploma nem certificado de conclusão do curso. Não posso sequer fazer um concurso público", desabafou Priscila Maia Abrandes Lima, de 32 anos.
As universidades Estácio de Sá, Veiga de Almeida e Senac/RJ vão receber os 14 mil alunos da UniverCidade e da Gama Filho, também descredenciada pelo MEC. O prazo para transferência, iniciado hoje, vai até 14 de março. Os estudantes serão dispensados de taxas de matrícula ou de adesão.
*Com informações do Estadão Conteúdo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.