Topo

Percebi que barco ia afundar, diz aluna da Gama Filho que passou na Uerj

A professora de balé Cristal Dias, 23, vai estudar engenharia civil na Uerj - Arquivo Pessoal
A professora de balé Cristal Dias, 23, vai estudar engenharia civil na Uerj Imagem: Arquivo Pessoal

Marcelle Souza

Do UOL, em São Paulo

07/02/2014 06h00

A estudante Cristal Dias, 23, cursou um ano e meio de engenharia civil na Universidade Gama Filho e agora será caloura do mesmo curso na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). A decisão de voltar aos estudos e prestar o vestibular novamente aconteceu em meados de 2013, quando ela começou a temer o fechamento da Gama Filho. A universidade acabou descredenciada em janeiro deste ano pelo MEC (Ministério da Educação).

“Quando vi que a universidade não estava bem, que corria o risco de falir, comecei a me inscrever no vestibular”, diz Cristal, que é professora de balé. Na Gama Filho, ela era bolsista do Prouni (Programa Universidade para Todos).

Os primeiros sinais de que o “barco ia afundar”, como ela diz, começaram em 2013 – Cristal entrou na graduação no segundo semestre de 2012. Primeiro ocorreram greves de professores e funcionários e, depois, veio a mudança das aulas do campus do centro para a Piedade, na zona norte do Rio. “Eu levava 15 minutos para chegar à universidade e passei demorar quase 50 minutos até lá”, diz.

VEJA TAMBÉM

  • Chefe de família, funcionária da UniverCidade diz: "Falta comida em casa"

  • Alunos doam cesta básica e dinheiro a funcionários da Gama Filho

A estudante lembra que nessa época faltava papel higiênico nos banheiros do campus e os professores reclamavam com frequência da falta de pagamento. “Eu imaginei que estaria me antecipando [ao se inscrever no vestibular], não achei que o descredenciamento ia acontecer tão rápido”, afirma.

A maioria dos seus colegas da Gama Filho aguarda a transferência assistida para outras instituições, processo que está sendo gerenciado pelo MEC.

Caloura

A notícia da aprovação em engenharia civil na Uerj, porém, não foi recebida com o alívio que ela esperava. Como o descredenciamento da Gama Filho aconteceu antes da matrícula na Uerj, ela corre o risco de não conseguir aproveitar nenhuma das mais de 10 disciplinas concluídas em três semestres de curso.

O problema é que ela deveria levar o histórico e a grade curricular da Gama Filho no momento da matrícula na Uerj –que acontece até o dia 10. “Talvez eu não consiga zerar nada, porque a universidade ainda não emitiu os documentos”, diz. A Uerj disse que ela poderá entregá-los após a matrícula, mas não há garantia de que a análise da documentação será feita a tempo de cancelar as matérias.

A solicitação foi feita à Gama Filho logo depois do descredenciamento –anunciado pelo MEC no dia 13 de janeiro--, mas até agora ela e os amigos não receberam respostas nem prazos da instituição.

A Galileo Educacional, mantenedora da Gama Filho, diz que uma força-tarefa foi montada para entregar toda a documentação necessária para os alunos. Em audiência realizada na semana passada, o TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) decidiu que o material deve ser entregue aos estudantes até o dia 28 de fevereiro.