PUBLICIDADE
Topo

Garoto filipino que estuda na calçada ganha bolsa de estudos

Daniel Cabrera, garoto filipino que estuda na calçada, ao lado da mãe  - AFP PHOTO
Daniel Cabrera, garoto filipino que estuda na calçada, ao lado da mãe Imagem: AFP PHOTO

Do UOL, em São Paulo

10/07/2015 13h17

A imagem de um garoto filipino estudando na calçada comoveu internautas no fim do mês passado. Após a repercussão, Daniel Cabrera, de 9 anos, ganhou uma bolsa de estudos.

O menino tinha o costume de estudar em frente a uma lanchonete próxima ao trabalho de sua mãe, em Cebu, nas Filipinas. A cena acabou chamando a atenção da estudante Joyce Torrefranca, que passava pelo local. "Para mim, como estudante, ele me atingiu muito, como um grande momento", disse ela. 

Christina Espinosa, a mãe, contou para a agência de notícias AFP que a família ganhou doações em dinheiro e materiais escolares. "Estamos muito felizes. Não sei o que farei com todas essas bênçãos", afirmou. "Agora Daniel não terá de sofrer para terminar os estudos."

Ela e os três filhos mais novos vivem na loja do patrão desde que a casa da família foi destruída por um incêndio há cinco anos. Espinosa contou que ganha 1,77 dólares trabalhando na loja e como doméstica na casa do dono. Ela tenta aumentar a renda vendendo cigarros e doces.

"Daniel é um garoto muito estudioso e determinado. Ele insistiria em ir para a escola mesmo sem o dinheiro de almoço porque eu não tenho dinheiro para dar. Ele sempre me diz: 'Mamãe, eu não quero continuar pobre. Quero alcançar os meus sonhos.'", conta. Além da bolsa, o garoto ganhou uniforme escolar e uma lâmpada para leitura.

Segundo Violeta Cavada, chefe do escritório do serviço social da cidade, Daniel se tornou um símbolo dos garotos pobres locais que não podem estudar porque não têm eletricidade em casa.