Pensando em estudar idiomas online? Veja prós e contras
Se você está pensando em estudar algum idioma pela internet, precisa levar suas características pessoais em conta porque altas doses de concentração e dedicação são necessárias. A grande vantagem é aquela oferecida pelo ensino a distância: flexibilidade de tempo e de progresso no curso. E eles costumam sair mais em conta que os presenciais.
“Se possui mais urgência devido a uma viagem marcada, é possível intensificar o aprendizado por meio de exercícios", diz Luiz Simões, professor da plataforma online da escola de idiomas Berlitz Educação Global. E o gerente Ecio Scandiuzzim, também da Berlitz, completa: "Ou o contrário: em uma semana puxada de trabalho [o aluno pode reduzir o ritmo no curso]".
Por outro lado, Fernanda Frattarola, graduada em letras pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e professora de inglês desde 2001, destaca que, embora muitos cursos online ofereçam interação entre os alunos em grupos fechados em redes sociais ou em fóruns, pode acontece de o aluno não ter a oportunidade de interagir com os demais colegas cara a cara.
$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://educacao.uol.com.br/quiz/2015/05/06/educacao-a-distancia-e-para-mim.htm')
Cuidados
Ao escolher o curso, fique atento a algumas características: "O ideal é que o curso ofereça um programa a ser seguido incluindo temas, funções gramaticais, vocabulário e as quatro habilidades (compreensão oral e escrita e produção oral e escrita)", afirma Andrea Baena, coordenadora do São Paulo Open Centre, centro autorizado dos exames de Cambridge no Brasil.
E todos concordam: planejamento e organização são fudamentais. Em um curso online, você não pode deixar para fazer tudo na última hora. É preciso ter foco para acompanhar as lições e avançar nos estudos, aconselham especialistas no ensino a distância.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.