Topo

Escola em Alagoas tem as provas do Enem suspensas mesmo sem ocupação

Mirthyani Bezerra

Do UOL, em São Paulo

04/11/2016 19h41

A Escola Estadual Lions Club, em Arapiraca (AL), aparece na lista divulgada nesta sexta-feira (4) pelo MEC (Ministério da Educação) de escolas que tiveram a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) suspensa. Mas segundo a Seduc (Secretaria de Educação) de Alagoas, ela nunca chegou a ser ocupada pelos estudantes contrários à PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241 e à reforma nacional do ensino médio.

O erro foi identificado pela secretaria e informado à coordenação estadual do exame, segundo a assessoria de imprensa da pasta.

Fernanda Kelly Mello Freitas, 22, é um dos 360 candidatos que iam fazer o Enem na Lions Club no próximo final de semana, mas na quarta-feira (2) ela ficou sabendo que a sua prova havia sido adiada.

A estudante alagoana não chegou a receber a mensagem no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), informando sobre o adiamento. Ela disse que soube que a prova não seria aplicada na Lions Club. Juntou os pontos, entrou na “Página do Estudante” e lá havia uma mensagem de que a prova havia sido adiada.

“Um amigo meu ligou para a escola e falou com o diretor. Ele disse que a escola estava pronta para aplicar a prova. Foi uma surpresa”, conta.

Ao contrário do que aconteceu com Lions Club, a Escola Estadual Artur Ramos estava ocupada desde o dia 1º de novembro, segundo informações da Seduc, mas ela só entrou na lista de locais com suspensão da prova na manhã desta sexta. Ao todo, 280 pessoas estavam inscritas para fazer as provas do Enem na Artur Ramos.

Em nota, o Inep informou que “se a escola consta da lista, não haverá aplicação do Enem lá. Se a escola não consta da lista e está ocupada, também não haverá aplicação [do exame]”. Portanto, mesmo não estando ocupada, a Escola Estadual Lions Club está listada pelo MEC e, por isso, não será mais local de prova. Os candidatos inscritos para prestar o exame nela farão o Enem apenas nos dias 3 e 4 de dezembro.

O Inep informou ainda que está “se esforçando para avisar a todos [os participantes] por e-mail e SMS”. Se o candidato não tiver recebido nenhuma mensagem do Inep ou houver dúvidas sobre o adiamento ou não do exame, ele “deve se dirigir normalmente ao seu local de aplicação, mesmo que escute notícia de que este está ocupado. ”

“O que o estudante não deve fazer é correr o risco de não participar do exame com base em boatos. Se ele chegar lá e o local estiver ocupado, não haverá a aplicação do Enem, mas haverá coordenadores do consórcio aplicador para repassar os esclarecimentos necessários”, informa a nota. Esses inscritos poderão fazer a prova em 3 e 4 de dezembro, garante o Inep.

Adiamento

No Brasil inteiro, 364 locais de prova tiveram o exame suspenso por causa das ocupações. O dado foi divulgado nesta sexta pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Ao todo, 240.304 candidatos inscritos no Enem farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro. A lista atualizada tem 61 unidades mais do que a previsão divulgada no início da semana.

O coordenador responsável pelo local de prova do Enem poderá cancelar as provas deste fim de semana se considerar que a segurança do exame está comprometida. Ou seja, outros estudantes podem integrar a lista daqueles que farão a prova em dezembro.

Os locais de exame estão sendo ocupados por estudantes contrários à PEC 241, que estabelece limite para os gastos do governo, e à reforma do ensino médio, proposta pelo governo por meio da MP (Medida Provisória) 746.