Topo

Tudo o que você precisa saber sobre a redação do Enem em 6 minutos

Reserve ao menos uma hora para essa parte da prova - Arte UOL
Reserve ao menos uma hora para essa parte da prova Imagem: Arte UOL

Bruna Souza Cruz e Mirthyani Bezerra

Do UOL, em São Paulo

04/11/2016 10h00

Você vai fazer a redação no segundo dia de provas do Enem, junto com as provas de Matemática e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vai te dar cinco horas e meia para resolver as 90 questões do domingo (6), mais a redação. Fique ligado, porque você terá, em média, três minutos para responder às perguntas e mais ou menos uma hora para fazer o seu texto.

O UOL perguntou à professora do Colégio Stockler Ana Paula Bezerra Saveriano o que o aluno precisa saber para se sair bem na redação. Os vídeos, juntos, somam pouco mais que seis minutos, o tempo que você teria para responder duas questões da prova.

A gente sabe que tempo é ouro, mas, se você quer arrasar na redação, dá uma olhada nas dicas. Boa sorte!

A letra não tem que ser bonita, mas nada de garranchos

Seu texto deve ser escrito na "Folha de Redação" e para isso você deve usar caneta esferográfica preta, de tubo transparente. Você não precisa ter uma letra bonita, mas ela precisa ser legível. Tenha cuidado para diferenciar as maiúsculas e minúsculas no início de cada parágrafo.

Antes de começar a escrever o texto, faça um planejamento. Coloque as ideias em tópicos, pense nos parágrafos. Você vai ter que ter cuidado para não escrever parágrafos muito extensos e de tamanhos diferentes. Preze pelo equilíbrio, inclusive no tamanho das letras. Não dá para começar a redação com uma letra grande, legível, e termina-la com palavras apertadas umas nas outras, porque você não teve espaço suficiente para conclui-la.

Os sete erros que podem levar ao zero na redação

A nota da redação do Enem vai de zero a mil. Se você tirar zero, não vai conseguir concorrer às vagas nas universidades federais pelo Sisu (Sistema de Seleção Simplificada). Há ainda algumas instituições de ensino superior particulares que estabelecem uma nota mínima na redação para selecionar os estudantes que entrarão pelo Prouni (Programa Universidade Para Todos).

sete erros que podem fazer você zerar essa parte da prova: 1) ferir os direitos humanos; 2) fugir ao tema; 3) não atender à estrutura dissertativo-argumentativa; 4) deixar a "Folha de Redação" em branco; 5) escrever um texto com até sete linhas; 6) colocar palavrões ou palavras de calão e desenhos na redação ou; 7) ter uma parte do texto estiver deliberadamente desconectada com tema proposto.

Na edição do ano passado, mais de 53 mil candidatos tiraram zero na redação do Enem. Se liga nas digas para você não entrar para as estatísticas.

Que tema você acha pode cair na redação deste ano?

Essa é a “pergunta do milhão” para quem vai fazer a prova do Enem. Os temas sempre possuem cunho social, e os professores e alunos costumam dar seus pitacos sobre o que pode cair. Mas, na hora da verdade, todo mundo sempre acaba se surpreendendo –e participando da polêmica. De toda maneira, a dica valiosa é estar antenado no que anda acontecendo no Brasil e no mundo.

Na última edição, o tema da redação do Enem foi: "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

Na hora da correção, 5 competências serão avaliadas

Os corretores que pegarem a sua redação vão analisá-la a partir de cinco competências: 1) Domínio da norma culta da língua portuguesa; 2) Compreensão da proposta de redação; 3) Seleção e organização das informações; 4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto; e 5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados. Cada uma dessas competências vale de zero a 200 pontos. Quer ver exemplos de redações corrigidas segundo os critérios do Enem? Consulte o Banco de Redações do UOL.