Enem deste domingo teve questões longas e muitas faltas, dizem candidatos em Maceió
Candidatos da segunda aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que se submeteram às provas em Maceió, neste domingo (4), reclamaram que as questões longas e as salas estavam quase vazias.
O professor de história, Kleber Omena, 32, foi o primeiro a sair do prédio num local de prova na cidade e reclamou da estrutura dos enunciados.
"As questões de cunho literário e atual estavam com enunciados grandes e cansativos, isso dificulta a clareza da resposta que eles querem que seja. Observei também que outras questões falaram sobre o racismo e esse tema já estava na redação, isso cansa. Em matemática fiz cálculos mentais e não usei o caderno de rascunho", analisou Omena. Apesar de já ter quatro graduações -- teologia, sociologia, matemática e história -- Omena pretende concorrer à uma vaga no curso de letras na Ufal (Universidade Federal de Alagoas).
O pasteleiro Dalmo Braga Júnior, 21, também achou os enunciados das questões grande, mas acredita que ajudou nas respostas "porque dava opção a ampliar o raciocínio".
"Fiquei feliz quando eu soube que teria mais um mês para estudar e foquei no que não tinha estudado. Tranquei um curso técnico para me dedicar a essa chance de ter 30 dias a mais que não se tem todo ano", destacou Braga. Ele pretende concorrer à vaga no curso de educação física na Ufal (Universidade Federal de Alagoas) e fez o Enem pela segunda vez.
O estudante do 2° ano do ensino médio, Mateus Barreiros, 18, destacou que faltaram muitos candidatos na sala dele e que a prova foi cansativa por ter enunciados extensos. Ele destacou ainda que preferia ter feito o Enem em novembro. O adiamento só resultou em mais tensão para ele.
"São muitas questões e com enunciados extensos tornou a prova cansativa. Como fiz a prova por experiência, tentei ser objetivo nas respostas para concluir logo", disse o estudante, que pretende concorrer a vaga em medicina veterinária ano que vem.
No campus II do Centro Universitário Cesmac, localizado no Farol, a movimentação foi pequena. Candidatos que estavam lotados no prédio do Ifal (Instituto Federal de Alagoas), que está ocupado por estudantes em protesto à PEC 241/55, foram remanejados para os prédios do Cesmac neste segundo Enem. Houve salas com faltas de 19 candidatos.
Em Alagoas, 9 mil candidatos ao Enem que estavam dispostos em 24 locais tiveram as provas adiadas para este fim de semana. O exame foi reaplicado em Maceió, Arapiraca, Água Branca, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.