Enem 2018 registra o menor número de ausentes da história do exame, diz Inep
O primeiro dia de provas do Enem 2018, realizado neste domingo, registrou uma taxa de abstenção de 24,9%. O menor índice, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), da história do exame, que registra os dados desde 2009.
Dos 5.513.662 inscritos 4.139.319 compareceram aos locais das provas espalhados por topo o país, o que representa uma participação de 75,1%.
- Confira a correção comentada e o gabarito extraoficial do 1º dia de provas do Enem 2018
"O número ainda pode diminuir, porque só é considerado ausente o que faltar nos dois dias", afirmou o ministro da Educação, Rossieli Soares, que atribui o baixo índice de ausentes à mudança das regras da isenção da taxa de inscrição.
Desde o ano passado, o candidato que recebeu o benefício da isenção do pagamento da taxa de inscrição e faltou ao Enem sem justificativa perde o benefício no ano seguinte. Para abonar a falta e garantir a isenção na próxima aplicação, é preciso justificar a ausência no ato da nova inscrição.
Leia também
- Enem evita polarização política na escolha de tema da redação, dizem analistas
- Com horário de verão, estudantes saem de casa mais cedo para não perder prova do Enem
- 'Prova foi mais fácil que ano passado', diz estudante que presta o Enem pela 3ª vez
Antes do Enem deste ano, o menor número de ausentes aconteceu em 2011, quando 26,4% dos participantes inscritos não fizeram a prova.
O Amazonas foi o estado com maior porcentagem de ausentes com 32,6%. O Piauí foi o estado com a menor porcentagem de ausentes, com 18,5%. No total, o número bate mais de 1,3 milhão de ausentes.
Dos 5,5 milhões de inscritos, 937 mil eram do estado de São Paulo, 17% do total. Desse total de inscritos no estado, 250.272 (26,7%) não fizeram a prova neste domingo (4).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.