Topo

5 bolsas de estudos no exterior com inscrições abertas em janeiro

Universidade de Yale oferece bolsas para curso de verão - Divulgação
Universidade de Yale oferece bolsas para curso de verão Imagem: Divulgação

Jéssica Maes

Colaboração para o UOL

06/12/2019 04h00

Estudar fora do Brasil é o sonho de muita gente, mas nem todo mundo consegue arcar com os custos de um curso no exterior - incluindo matrícula, custos de vida e de viagem. Nesse caso, uma boa opção são as bolsas de estudo. Oferecidas por diferentes instituições, elas cobrem desde formações de curta duração até o ensino superior.

Para quem está cursando ou já concluiu o ensino médio, tem interesse em fazer as malas, mas não sabe por onde começar, o UOL listou algumas oportunidades com inscrições abertas. Veja a seguir.

Curso de verão em Yale

A Universidade de Yale, nos Estados Unidos, oferece bolsas baseadas em condições socioeconômicas para estudantes de ensino médio aceitos no programa Yale Young Global Scholars.

O curso de duas semanas reúne jovens de todo mundo para estudos focados nas suas áreas de interesse. É possível escolher entre cinco áreas de foco: Ciências Aplicadas e Engenharia; Ciências Biológicas e Biomédicas, Literatura, Filosofia e Cultura; Política, Direito e Economia; e Resolvendo Desafios Globais.

Segundo o ranking universitário QS, Yale está entre as 20 melhores universidades do mundo. As inscrições vão até o dia 15 de janeiro pelo site do programa.

Graduação em Israel

Por meio de um fundo da organização Amigos Brasileiros da Universidade de Tel Aviv, a instituição israelense está oferecendo bolsas de bacharelado para as áreas de Engenharia Elétrica e Eletrônica e Liberal Arts. São bolsas de até 100% para a graduação em engenharia e de até 50% para o curso multidisciplinar focado em humanidades e ciências sociais.

Interessados devem, primeiramente, se inscrever no curso desejado. Depois de aprovados, podem participar do processo de seleção da bolsa. Mais informações estão disponíveis neste link.

Bolsas para quem faz trabalho voluntário

Jovens engajados em sua comunidade podem participar do processo seletivo da Wells Mountain Iniciative. As bolsas de ajuda financeira se destinam a pessoas que façam trabalho voluntário, desejam estudar algo que possa se reverter em benefícios para a sua comunidade e nunca tenham feito um curso de graduação.

Os bolsistas são selecionados com base no mérito e na necessidade financeira e a ajuda financeira de até 3 mil dólares pode ser usada em gastos relacionados à educação superior no Brasil ou no exterior. Cursos nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido ou Europa Ocidental não se qualificam à bolsa.

As inscrições vão até 1º de março e mais informações estão disponíveis no site do programa.

Graduação no Canadá

A University Canada West, localizada em Vancouver, no Canadá, está oferecendo um desconto de até 60% nas taxas de matrículas e mensalidades para estudantes aprovados em seu processo seletivo. O desconto é aplicado automaticamente para estudantes internacionais de países selecionados, incluindo o Brasil, e está disponível para cursos de graduação e pós.

Para a graduação, se enquadram na Americas Busary os bacharelados em Comércio e em Comunicação Empresarial. No total, os estudantes podem economizar mais de 41 mil dólares canadenses. Para mais informações clique aqui.

Graduação na Itália

Interessados em estudar na Itália podem se candidatar às bolsas integrais da Università Commerciale Luigi Bocconi, em Milão. A seleção dos candidatos leva em consideração mérito acadêmico e necessidade financeira. Dependendo do desempenho, os selecionados podem não apenas receber o abatimento nas taxas de matrícula e mensalidades, mas também moradia estudantil.

A universidade oferece cursos de graduação nas áreas de Economia, Gestão e Finanças; Ciência de Dados; Matemática para Inteligência Artificial; Ciência Política; e Direito (este, ofertado apenas em italiano). As inscrições vão até 14 de janeiro e mais detalhes estão disponíveis no site da universidade.