Topo

MEC divulga cronograma do Prouni 2020; veja as datas

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

23/12/2019 15h02Atualizada em 23/12/2019 15h20

O MEC (Ministério da Educação) divulgou hoje o cronograma do Prouni (Programa Universidade Para Todos) para o primeiro semestre de 2020. O programa oferece bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições de ensino superior particulares de todo o Brasil.

Estudantes de todo o país poderão começar a se inscrever no programa no dia 28 de janeiro. O prazo vai até as 23h59 de 31 de janeiro. Veja, abaixo, o cronograma completo:

  • 28 de janeiro a 31 de janeiro - inscrições
  • 4 de fevereiro - divulgação de resultados da primeira chamada
  • 4 a 11 de fevereiro - comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (primeira chamada)
  • 4 a 14 de fevereiro - registro no Sisprouni e emissão dos termos pelas instituições (primeira chamada)
  • 18 de fevereiro - divulgação dos resultados da segunda chamada
  • 18 a 28 de fevereiro - comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (segunda chamada)
  • 18 de fevereiro a 3 de março - registro no Sisprouni e emissão dos termos pelas instituições (segunda chamada)

O Prouni é voltado para estudantes de baixa renda que não têm ensino superior. São oferecidas pelo programa bolsas de estudo para cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica em instituições privadas.

Para concorrer a uma bolsa, o candidato deve ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019, tendo alcançado uma média igual ou superior a 450 pontos e sem zerar a prova de redação. Além disso, é preciso atender a um critério de renda familiar (até três salários mínimos por pessoa) e ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola particular com bolsa integral.