Topo

Projeto gratuito que capacita jovens de baixa renda tem inscrições abertas

Estudantes durante aula no Instituto Proa, em São Paulo - José Orlando Teixeira/Proa
Estudantes durante aula no Instituto Proa, em São Paulo Imagem: José Orlando Teixeira/Proa

Do UOL, em São Paulo

30/04/2020 15h17

Estão abertas até 22 de maio as inscrições para um projeto gratuito de qualificação profissional direcionado para jovens de baixa renda. Realizado pela ONG Instituto Proa, o programa tem 330 vagas e acontece na cidade de São Paulo. As inscrições podem ser feitas no site https://www.proa.org.br/p/aluno-proa.

Para participar, é preciso ter de 17 a 20 anos e estar cursando ou ter concluído o 3º ano do ensino médio na rede pública de ensino. Ao longo do programa, que tem duração de seis meses, serão trabalhadas habilidades tecnológicas, como raciocínio e lógica de programação, além de competências comportamentais e socioemocionais. Os formados no projeto serão encaminhados para entrevistas em empresas parceiras do programa.

Rodrigo Dib, diretor executivo do Instituto Proa, afirma que o jovem formado no projeto sairá preparado para o mercado de trabalho, especialmente para trabalhar com tecnologia.

"Todo nosso esforço e dedicação é para que o jovem saia do ensino médio preparado para encarar o mercado de trabalho e os processos de recrutamento e seleção, que são cada vez mais competitivos", diz Dib.

"Quanto mais cedo esse jovem tenha contato com habilidades que ainda não foram desenvolvidas ou que precisam ser aprimoradas, mais chances ele terá de ser bem-sucedido profissionalmente, independentemente do que ele queira fazer", afirma.

O curso

A previsão é que o curso tenha início em agosto e se estenda até dezembro. Os encontros serão realizados sempre no contraturno escolar: o jovem poderá optar pelo período da manhã, das 9h às 13h, ou da tarde, das 14h às 18h.

As aulas acontecerão na unidade do Senac Lapa Tito, no bairro da Vila Romana, em São Paulo. Gastos de transporte e uniforme dos alunos serão 100% custeados pelo programa.

Jovens que concluírem o curso receberão a certificação do Instituto Proa e do Senac como desenvolvedores.

Os módulos do curso serão divididos da seguinte forma:

  • Técnico + Comunicação (248 horas)
  • Projeto de Vida (76 horas)
  • Raciocínio Lógico e Lógica de Programação (30 horas)
  • Módulo de Vivências (66 horas)