Topo

Esse conteúdo é antigo

PSOL pede convocação de Weintraub para explicar na Câmara postura com Enem

19/02/2020 - O ministro da Educação, Abraham Weintraub - Marcelo Camargo/Agência Brasil
19/02/2020 - O ministro da Educação, Abraham Weintraub Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

12/05/2020 11h06

O PSOL apresentou um requerimento para que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, seja convocado para explicar na Câmara dos Deputados a manutenção do calendário do Enem 2020 em meio à pandemia do novo coronavírus.

A informação foi divulgada por deputados dos partidos, como Ivan Valente e Marcelo Freixo. A inscrição do Enem teve início ontem, com as provas previstas para novembro.

"Eu e os demais deputados do PSOL pedimos a convocação de Weintraub na Câmara para falar do calendário do Enem 2020. Nós defendemos o adiamento do exame porque milhões de estudantes de escolas públicas não estão tendo aulas à distância e serão prejudicados", escreveu Marcelo Freixo.

A realização do Enem 2020 se tornou um tema polêmico diante da pandemia do novo coronavírus, que cancelou aulas e afetou as rotinas de estudantes por todo o Brasil. Para muitos, a decisão correta seria adiar a prova.

Um grupo de dez universidades do Rio de Janeiro, incluindo a UFRJ, chegou a assinar uma carta direcionada ao MEC propondo o adiamento. Já um relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) apontou que alunos do ensino médio podem ser prejudicados no Enem deste ano por causa da pandemia.

Estudantes ouvidos pelo UOL expressaram a mesma preocupação, alegando estarem "totalmente perdidos" com o cancelamento das aulas, e argumentando por uma prova do Enem em janeiro de 2021, quando outras faculdades (como a USP) também realizam vestibulares.

Prazo de inscrição e datas das provas

O prazo de inscrição do Enem 2020 vai até as 23h59 do dia 22 de maio, e as inscrições devem ser feitas pela internet, na página do participante, neste endereço.

O Enem digital e o Enem analógico acontecerão em dois domingos, mas em datas diferentes. A versão impressa da prova será aplicada em 1º e 8 de novembro, enquanto a versão digital acontece em 22 e 29 de novembro.

O local de prova de cada candidato ainda será determinado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do MEC (Ministério da Educação) responsável pelo Enem, e deve vir com o cartão de confirmação da inscrição, em outubro.