Topo

Esse conteúdo é antigo

Professores de escolas particulares do Rio suspendem greve

As aulas das escolas particulares só foram retomadas no início de outubro - Divulgação/Sindicato das escolas particulares de Manaus
As aulas das escolas particulares só foram retomadas no início de outubro Imagem: Divulgação/Sindicato das escolas particulares de Manaus

Da Agência Brasil

25/10/2020 13h48Atualizada em 26/10/2020 08h25

Os professores de escolas particulares das cidades do Rio de Janeiro, Itaguaí, Paracambi e Seropédica, no Grande Rio, decidiram suspender sua greve a partir da próxima quarta-feira (28). Os profissionais estavam em greve desde 4 de julho para pressionar as escolas particulares a não retomarem as aulas presenciais em meio à pandemia de covid-19.

Após uma disputa judicial, as aulas das escolas particulares só foram retomadas definitivamente no início de outubro, depois de autorização do governo do estado e liberação pela Justiça do Rio, embora algumas já estivessem funcionando desde setembro.

A decisão de suspender a greve, que durava 112 dias, foi tomada em assembleia ontem do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio). A assembleia decidiu decretar estado de greve e alerta sanitário "em defesa da saúde física e psicológica" dos professores.

Desde o retorno das aulas presenciais, o Sinpro já recebeu denúncias de descumprimento de normas de segurança e protocolos de segurança por cerca de 30 escolas. As denúncias serão encaminhadas à Secretaria Estadual de Saúde do Rio.