Topo

Esse conteúdo é antigo

RJ: Seeduc remove videoaula em que professor questiona racismo no Brasil

RJ: Seeduc remove videoaula em que professor questiona racismo no Brasil -                                 Agência Brasil
RJ: Seeduc remove videoaula em que professor questiona racismo no Brasil Imagem: Agência Brasil

Colaboração para o UOL

08/04/2021 10h28

A Secretaria de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) removeu uma videoaula em que, durante aula de geografia, um professor questionou a existência do racismo no Brasil. O conteúdo estava disponível no aplicativo de ensino remoto da rede estadual fluminense, o Applique-se,

"Então quando muita gente fala pra mim sobre racismo, eu fico me perguntando: como racismo se a gente é tão misturado assim? Nosso processo é um processo diferente da grande maioria dos países.", disse o professor, não identificado, durante a aula que ficou disponível no aplicativo. "Nós somos um país miscigenado.", completou ele.

Em nota oficial, a Seeduc pediu desculpas e afirmou que "não compactua com qualquer forma de preconceito". A secretaria disse ainda que os materiais disponibilizados são elaborados pelos profissionais da rede e que há a atualização e a revisão dos conteúdos.

"Um novo material audiovisual, com conteúdo que condiz com a história e realidade brasileira acerca do tema, está sendo produzido e será colocado no aplicativo de educação remota Applique-se.", afirmou a nota.

O Applique-se é uma plataforma que disponibiliza videoaulas, podcasts e materiais para estudo remoto a professores e alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. O acesso é gratuito e todos os estudantes têm os dados para acesso do aplicativo.