Topo

Esse conteúdo é antigo

Creches e escolas de Ensino Infantil voltam a funcionar hoje em BH

Atividades presenciais em creches e instituições de ensino infantil voltaram a ocorrer hoje em Belo Horizonte (MG) - iStock
Atividades presenciais em creches e instituições de ensino infantil voltaram a ocorrer hoje em Belo Horizonte (MG) Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

26/04/2021 10h01

Após mais de um ano com atividades suspensas por conta da pandemia de covid-19, crianças com idades entre 0 e 5 anos podem voltar às escolas. As atividades presenciais em creches e instituições de ensino infantil voltaram a ocorrer hoje em Belo Horizonte (MG). A medida foi publicada no Diário Oficial do Município e é facultativa.

Segundo a prefeitura, as unidades de educação devem obedecer às regras sanitárias, com espaçamento mínimo de dois metros entre as carteiras, alimentação dentro da sala de aula e professor exclusivo.

Dentre as regras estabelecidas pela portaria publicada, também está o uso obrigatório de máscaras o tempo todo. Alunos e funcionários deverão levar seus próprios copos ou garrafas de água e a permanência na escola deve ser de quatro horas.

Já o retorno às aulas na rede municipal está autorizado a partir do dia 3 de maio. Hoje, apenas professores e servidores retornarão às atividades presenciais. As instituições também deverão seguir os mesmos protocolos apresentados pela prefeitura de BH.

Confira as regras:

A entrada e saída dos alunos na escola deverá ser fracionada, de forma a evitar aglomerações e filas nos portões da escola. Está proibida a entrada de adultos acompanhando as crianças na escola, que deverão ser acompanhadas por profissional no processo de higienização das mãos e encaminhamento até a sala.

Para as crianças de zero a três anos, durante o processo de adaptação escolar, um familiar devidamente credenciado poderá fazer o acompanhamento até a entrada da sala, observando todos os protocolos sanitários.

Caso o responsável não esteja aguardando pelo aluno na saída da escola, o aluno deverá aguardar, preferencialmente, na própria sala de aula, ou ser direcionado a um ambiente de espera organizado, de forma a manter o distanciamento social mínimo de 2 metros.