O que significa Yeshua? Veja o sentido verdadeiro da palavra religiosa
Sempre que escutamos uma palavra diferente, ficamos curiosos para saber o que ela significa e de onde veio, ainda mais quando falamos de palavras de línguas e que não estão tão presentes no nosso cotidiano. Uma coisa é ouvir alguém dizer "God" (Deus, na tradução do inglês para o português), mas outra é ouvir pessoas citando Yeshua.
Você já leu e ouviu alguém dizer essa palavra? Yeshua é considerada uma palavra de origem no hebraico, língua em que é formada por quatro letras. Essa língua surgiu entre 2.000 a.C e 1.500 a.C., onde hoje se localiza Israel. O hebraico é um idioma oriental e semítico, escrito com consoantes e que utiliza sinais em cima das letras para indicar o som das vogais.
Qual o significado de Yeshua?
Na tradução literal, a palavra yeshua significa "salvar". Ela é muito parecida com Yeshuah, com H no final, que quer dizer "salvação'' e também é uma redução de Yehoshua que significa "Deus salva".
Em algumas religiões, eles consideram a palavra como o nome original de Jesus Cristo. Nos últimos anos, a palavra vem se popularizando entre os praticantes de religiões evangélicas, que levam em consideração a tradução do Antigo Testamento da Bíblia e utilizam o termo para se referir a Jesus Cristo.
Contudo, pesquisadores de etimologia dizem que ocorrem muitas alterações e evoluções nas palavras.
Por exemplo, em português, o nome próprio foi traduzido como Josué, que, segundo a Bíblia, esteve ao lado de Moisés no Êxodo dos 40 anos e, quando o profeta morreu, foi considerado seu sucessor, aquele que levaria o povo de Israel à terra de Canaã.
Já nas interpretações do Antigo Testamento para o grego, os nomes Yeshua e Yehoshua foram traduzidos para o nome único Iesous, que na tradução para o latim se transformou em Iesus e, para o português, Jesus.
Alguns significados:
- Yeshua - Salvar
- Yeshuah - Salvação
- Yeshua Hamashia - Jesus Cristo, o Messias
- Yeoshua - o Eterno salva
- Yeoshua - nome traduzido para o português como Josué.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.