Topo

Esse conteúdo é antigo

Educador sobre questão da Copa do Brasil no Enem: 'Vai ter que ser anulada'

Colaboração para o UOL, no Rio

29/11/2021 10h33Atualizada em 29/11/2021 13h29

O professor Giuseppe Nobilioni, do curso e colégio Objetivo, disse no UOL News desta manhã que uma questão da prova do segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizada ontem, deve ser anulada. De acordo com ele, a pergunta sobre a Copa do Brasil não teve uma resposta correta. O UOL procurou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) sobre o caso e aguarda retorno.

A questão trazia um problema de análise combinatória em que o aluno deveria responder de quantas maneiras a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) poderia homenagear os 15 times vencedores da Copa do Brasil até 2018 na confecção de um painel em sua sede (veja resolução abaixo).

A pergunta sem resposta estava na prova de matemática, que foi aplicada ontem, juntamente com questões de ciências da natureza, que compreendem as disciplinas de física, química e biologia. Nenhuma das alternativas corresponde à resposta correta.

"Por azar não tinha uma alternativa correta. Acho que a alternativa correta seria a letra E, mas saíram dois números errados. Isso é ruim. A questão vai ter que ser anulada. É a única coisa que anoto como defeito da prova", diz o professor.

Como as provas contam com as mesmas questões para todos os candidatos, mas sua ordem varia de acordo com a cor do caderno, a questão sem resposta é a de número 157 da prova rosa, a 138 da prova azul, 155 da prova cinza e 178 da prova amarela.

Para o educador, nas 90 questões da prova realizada ontem houve algumas "imprecisões", mas nada que afetasse a qualidade do exame. De acordo com ele, a maioria das perguntas foi "de avaliação", o que considera positivo.

A maioria não era muito difícil, mas dava muito trabalho para o aluno. Quando dá trabalho para o aluno, dá trabalho para todos. Se é difícil para mim, também é difícil para os outros, de modo que ninguém será prejudicado por isso
Giuseppe Nobilioni

Veja o enunciado:

enen - Reprodução - Reprodução
Enunciado da pergunta sem resposta, segundo especialista
Imagem: Reprodução

Veja as alternativas apresentadas:

enen - Reprodução - Reprodução
As alternativas sem resposta correta
Imagem: Reprodução

Veja a resolução da pergunta:

A resolução da pergunta - Reprodução - Reprodução
A resolução da pergunta
Imagem: Reprodução