Topo

Sem citar valor, ministro diz que Lula anuncia amanhã verba a universidades

Do UOL, em Brasília*

18/04/2023 15h58Atualizada em 18/04/2023 16h29

O presidente Lula (PT) vai anunciar amanhã um aumento na verba das universidades e institutos federais, informou o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), nesta terça-feira, Brasília.

O que aconteceu

Camilo afirmou que a recomposição no orçamento das instittuições federais será anunciada em um encontro com reitores no Palácio do Planalto. A declaração do ministro foi dada durante um evento do organizado pelo movimento Todos pela Educação, em Brasília.

Questionado sobre os valores, Camilo afirmou que os detalhes serão anunciados pelo presidente.

As instituições de ensino federais sofreram uma redução no orçamento nos últimos anos. Em dezembro do ano passado, as universidades federais houve um bloqueio de R$ 344 milhões — já os institutos tiveram um contingenciamento de R$ 122 milhões.

No mesmo evento, a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), disse que o MEC (Ministério da Educação) não sofrerá corte no orçamento.

O que disseram os ministros

[O encontro com reitores amanhã] mostra um simbolismo e reconhecimento ao papel das universidades federais. Sabemos o quanto elas foram sucateadas nos últimos anos."

Sinto uma responsabilidade muito grande [de ser ministro], porque nós sabemos da omissão do Ministério da Educação nos últimos quatro anos, a falta de diálogo. [...] A primeira ação que estamos tomando é abrir as portas do ministério."
Camilo Santana, ministro da Educação

Não vai ter corte na educação, não vai ter contingenciamento. Tudo o que o ministro Camilo precisar, ele vai ter." Simone Tebet, ministra do Planejamento

*A repórter viajou para o evento a convite da organização