Foi ou não golpe? Por que fala de Governo Zema sobre Tiradentes foi errada
Em publicação comemorativa pelo dia da Inconfidência Mineira nas redes sociais, o governo de Minas Gerais chamou o movimento de "golpe" e alegou que Tiradentes foi o único inconfidente a confessar os "crimes". As afirmações geraram críticas e desaprovação ao atual governo, de Romeu Zema (Novo).
Mas, afinal, o que foi a Inconfidência Mineira?
No século 18, o Brasil era uma colônia portuguesa que gerava grandes lucros para a metrópole, devido ao ouro e diamante que haviam sido descobertos na região que ficou conhecida como a das Minas Gerais.
O principal motivo da Inconfidência foi a derrama: uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados sobre a quantidade de ouro extraído no território.
A Inconfidência Mineira foi um movimento liderado pela elite de Vila Rica — atual Ouro Preto (MG) —, ocorrido em 1789, contra o domínio português e com o objetivo de instaurar uma república independente em Minas Gerais.
Com caráter separatista, é considerada uma das maiores revoltas organizadas contra a Coroa portuguesa durante o período colonial.
Intelectuais, religiosos, militares e fazendeiros fizeram parte desse grupo. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, sempre lembrado como principal líder do movimento, estava entre eles.
A revolta deveria começar no dia da derrama, mas o movimento foi traído e os envolvidos presos.
Por que é errado chamar de golpe?
Por que Tiradentes morreu?
Tiradentes era um simples alferes (cargo militar semelhante ao de tenente) e tinha esse apelido por exercer também o ofício de dentista.
Fez parte do movimento ao lado de homens ricos e cultos como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.
No entanto, foi o único dentre os inconfidentes a assumir a participação na conspiração.
O império condenou os inconfidentes. Todos os que tinham posses conseguiram escapar da pena máxima, trocando-a pela prisão ou pelo exílio. Tiradentes, porém, teve a forca como destino.
Ele foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792.
Por fim, por que chamar movimento de golpe é errado?
Os inconfidentes demonstravam insatisfação com a política de cobrança de impostos da Coroa Portuguesa sobre os colonos.
Não por coincidência, o movimento aconteceu quase na mesma época em que os Estados Unidos se tornaram independentes da Inglaterra. Na Europa, filósofos e pensadores também criticavam a monarquia e o poder absoluto dos reis.
Entre os objetivos do movimento estavam romper com Portugal e adotar um regime republicano, acabar com o monopólio comercial português, etc.
O contexto levou as elites de Minas Gerais a conspirar em prol da Independência do Brasil e, por isso, a Inconfidência Mineira é considerada um símbolo da luta pela independência do país.
*Com reportagens publicadas em 20/04/2022 e 21/04/2010
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.