Enem: Mudar data não resolve questão da distância e é desrespeito, diz Ubes
A resposta do Ministério da Educação em mudar o dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para prejudicados com o erro do local da prova não é suficiente, afirmou a presidente da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Jade Beatriz, ao UOL News da manhã de hoje (31).
Os inscritos no Enem que tenham sido alocados para fazer a prova em locais com distância superior a 30 km de sua residência e que não puderem comparecer ao local no dia do exame poderão fazer a prova em outra data: nos dias 12 e 13 de dezembro, em locais que ainda serão divulgados.
Mudar o dia da prova não consegue resolver os problemas, porque continua muito longe para poder chegar até o local da prova. Chega a ser desrespeitoso com os estudantes. Estamos meio sem saber o que fazer e, inclusive, tocando a campanha para poder garantir que não só seja mudado o dia do Enem, mas, também realocado para um local mais próximo.
Quando a gente fala em fazer o Enem em um local a mais de 30 km de distância, a gente está falando sobre ter estrutura para chegar ao local. Muitos estudantes no cenário brasileiro, em um país que é muito desigual e muita gente não tem condição de pagar passagem de ônibus, imagina ficar 4h no caminho para poder chegar e fazer a prova.
Pelo menos teve uma resposta imediata do Ministério da Educação, só que a gente avalia que não é suficiente a mudança de dia, não é suficiente fazer prova dois dias seguidos. É uma prova muito exaustiva, difícil e com muito tempo.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.