Análise sintática: Quadro com os termos da oração

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

O quadro abaixo mostra os conteúdos de análise sintática que se referem ao estudo da oração. Você pode consultá-lo sempre que aprender um novo conteúdo. Pode também usá-lo como um resumo para seus estudos.

Os termos destacados nesse quadro fazem parte da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB). O que isso significa? A NGB é uma espécie de resumo dos conteúdos gramaticais referentes ao português falado no Brasil e funciona como um guia para o ensino da nossa língua.

A NGB foi criada em 1958 por um grupo de estudiosos e gramáticos de muito prestígio, como Antenor Nascentes, Rocha Lima e Celso Cunha. No ano seguinte, foi transformada em lei por uma portaria do presidente Juscelino Kubitscheck e passou a ser utilizada obrigatoriamente nas escolas de todo o Brasil. Antes da existência dessa lei, o estudo da gramática não era unificado e havia muita confusão com o uso de diversas terminologias.

Hoje em dia vários estudiosos apontam a necessidade de atualização da lei, em função do avanço dos conhecimentos linguísticos. Mesmo assim, é a Nomenclatura Gramatical Brasileira que define os padrões de ensino da nossa língua.

1) Termos essenciais da oração
Sujeito Predicado Predicativo Verbo
simples nominal do sujeito de ligação
composto verbal do objeto transitivo direto
indeterminado verbonominal   transitivo indireto
oculto     intransitivo
oração sem sujeito      

2) Termos integrantes da oração
Complemento nominal Complemento verbal Agente da passiva
  objeto direto  
  objeto indireto  

3) Termos acessórios da oração
Adjunto adnominal
Adjunto adverbial
Aposto

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos