Clima ameno e hábitos parecidos facilitam adaptação de brasileiro

  • Divulgação

    Casa Batlló, um edifício em Barcelona com a fachada assinada pelo arquiteto Antonio Gaudí

Clima

A Espanha é famosa por ter um clima mais ameno do que a maioria dos países da Europa e mais dias ensolarados por ano. No verão, as temperaturas variam de 25º C a 35º C. Os invernos não são tão frios: a temperatura varia entre 2º C e 15º C e neva apenas em áreas montanhosas.

Comida

O café da manhã é parecido com o brasileiro: café com leite, leite com chocolate, suco de laranja, bolo e torrada com manteiga ou geleia. Os espanhóis costumam fazer suas refeições mais tarde que os brasileiros. Almoçam entre 13h30 e 16h e jantam entre 21h30 e 23h, mas fazem vários lanches ao longo do dia.

Cultura

Como os brasileiros, os espanhóis costumam chegar atrasados quando marcam um compromisso – às vezes até mais de meia hora –, valorizam muito a família e os amigos.

O país reúne diferentes culturas e línguas. O catalão é falado na região da Catalunha, onde ficam Barcelona e Valência. Na Galícia, onde está Santiago de Compostela, fala-se o galelo. O basco é a língua do País Basco, onde estão cidades como San Sebastián e Bilbao.

Em todas as regiões, fala-se também espanhol. No entanto, não espere em Barcelona, por exemplo, que todo mundo fale com você em espanhol. Eles são bastante orgulhosos de suas raízes catalãs. É bom aprender algumas palavras da língua, nem que seja só para ser simpático.

Custo mensal

Nas cidades mais caras – Madri, Barcelona e Sevilha – espere gastar entre 900 euros* e 1.300 euros* por mês com moradia, alimentação, transporte e lazer.

Dinheiro

Brasileiros interessados em estudar fora do país podem optar por levar dinheiro em papel-moeda, traveler cheque, cartão de crédito e débito internacional ou cartão de débito pré-pago. A gerente de produto do Banco Rendimento em São Paulo, Danielle Florestano, dá algumas dicas:

- Por questões de segurança, leve apenas uma pequena quantia em dinheiro (entre 20% e 30% do valor total), o suficiente para primeiras necessidades e eventuais emergências.

- Leve a moeda local do destino. Evite comprar dólares quando o país de intercâmbio não for os EUA. Ao levar dólares à Europa para depois trocá-los por euros, por exemplo, realizam-se duas conversões monetárias, o que pode representar perdas de 5% a 10%.

- Adquira a moeda estrangeira em uma instituição credenciada junto ao Banco Central e exija o boleto de câmbio. O documento comprava onde você adquiriu a moeda.

- O traveler cheque é uma opção tradicional para quem viaja ao exterior, oferecem seguro contra perda e roubo e são aceitos em milhões de estabelecimentos como dinheiro.

- Para os pais que pretendem controlar os gastos dos filhos, a melhor opção é o cartão recarregável. Pode-se, por exemplo, carregar uma quantia mensal e consultar o extrato dos gastos pela internet. Há cartões com bandeira Visa, MasterCard e American Express, entre outros. Normalmente é cobrada uma taxa para cada saque, recomenda-se programar o saque de valor necessário para uma semana ou um mês para reduzir o gasto com taxas.

- É recomendável manter os números de seus cartões e traveler cheque anotados em um lugar seguro para, em caso de perda, roubo ou furto, reportar a ocorrência à operadora ou banco.

Lazer

Em Madri não deixe de fazer o circuito dos museus – do Prado, Thyssen-Bornemisza e Reina Sofía – e de passear pelo Parque El Retiro. Quem gosta de balada certamente passará noites nos bares das ruas Puerta del Sol, Las Huertas e da Plaza Santa Ana.

Em Barcelona, admire as obras de Gaudí e viste o Museu Picasso e o bairro gótico.

Em Sevilha o roteiro obrigatório inclui a Catedral, de 900 anos, e o Alcázar, mistura de fortaleza e palácio. Se o destino for Valência, não deixe de comer uma paellha – o prato nasceu ali – nos restaurantes à beira-mar.

Acomodação

A hospedagem preferida dos estudantes de intercâmbio são as casas de família selecionadas pelas próprias escolas. Em alguns países, as famílias são voluntárias e não cobram pela hospedagem. Mas o mais comum é ter de pagar pela acomodação.

Essa opção é mais recomendável para menores de 18 anos ou brasileiros que se sintam mais seguros convivendo com uma família local. Neste tipo de acomodação, o estudante tem direito a um quarto individual ou compartilhado com outro estudante, café da manhã e jantar.

Quem prefere ter mais independência pode optar pelas residências estudantis. Em geral, o quarto é dividido com outro estudante. Você também pode alugar um apartamento, outra possibilidade oferecida pela maioria das escolas.

Passagens aéreas

Estudantes podem conseguir descontos nas passagens aéreas, que variam de acordo com a companhia. Para isso, basta apresentar o comprovante de matrícula no curso. A carteira de estudante não é obrigatória. Mas faça a reserva com antecedência de pelo menos três meses, já que os assentos destinados às tarifas de estudante são limitados. Há passagens disponíveis o ano todo, na alta e na baixa temporada.

Principais cidades

Madri, Barcelona, Valência e Sevilha

Trabalho

É possível fazer um estágio remunerado com autorização prévia do Ministério do Interior, mas, via de regra, estudantes estrangeiros não podem trabalhar.

Visto

Os cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar na Espanha como turista, caso a estadia não exceda os 90 dias. Mas se o objetivo for estudar, é preciso requerer o visto de estudante.

Consulados

Embaixada em Brasília
Av. das Nações, Q-811, Lote 44
70429-900 – Brasília - DF
Tel.: (0xx61) 3244-2121
Fax: (0xx61) 3244-2381
E-mail: embespbr@correo.mae.es

Embaixada do Brasil na Espanha
E-mail: chancelaria@embajadadebrasil.es
Site: www.brasil.es

Consulado em São Paulo
Avenida Brasil, 948
Jardim América
01430-000  - São Paulo (SP).
Tel.: (0xx11) 3087-2600
Fax: (0xx11) 3087-2620
E-mail: cog.saopaulo@mae.es
Site: www.consuladoespanasp.org.br/

Consulado no Rio de Janeiro
Rua Lauro Müller, 116, salas 1601 e 1602
Torre Rio Sul – Botafogo
22290-160 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (0xx21) 2543-3200
Fax: (0xx21) 2543-3096
E-mail: cgespriojan@correo.mae.es
Site: www.maec.es/subwebs/Consulados/Rio
 

Consulado no Rio Grande do Sul
Rua Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 85
91330-180 - Porto Alegre - RS
Tel.: (0xx51) 3338-1300
Fax: (0xx51) 3338-1444
E-mail: cog.portoalegre@mae.es

Consulado na Bahia
Rua Marechal Floriano, 21 - Canela
40110-010 - Salvador - BA
Tel.: (0xx71) 3336-9055
Fax: (0xx71) 3336-0266
E-mail: consulado.espanha@terra.com.br ou consesp.sbahia@correo.mae.es

UOL Cursos Online

Todos os cursos