Topo

Distribuição de laptops não aumentou participação no Saresp, diz secretário-adjunto de Educação de SP

Rafael Targino

Do UOL, em São Paulo

07/03/2012 16h26

A distribuição de notebooks aos 12 mil alunos do ensino médio com melhores resultados no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) não aumentou a participação na prova, afirmou nesta quarta-feira (7) o secretário-adjunto de Educação do Estado, João Cardoso Palma Filho.

“Eles ainda não foram distribuídos [aos melhores colocados]. Serão ao longo de 2012. [No entanto] Não contribuiu para aumentar a participação [dos estudantes]", afirmou, durante entrevista coletiva de divulgação dos dados do exame de 2011.

A distribuição de notebooks era uma das apostas da Secretaria de Educação para incentivar a participação dos alunos, apesar de, diz a pasta, o “objetivo primordial” do Saresp ser a avaliação. Em 2010, segundo dados disponíveis na página da secretaria na internet, 325.972 estudantes do ensino médio fizeram o Saresp. No ano passado, o número caiu para 322.078.

De acordo com a coordenadora de informação, monitoramento e avaliação da secretaria, Maria Lucia Guardia, a distribuição dos computadores deve ser reavaliada para a próxima prova.

Saresp como seleção para faculdades

Palma afirmou que “está em andamento” a discussão do uso da nota do Saresp como parte do processo de seleção de universidades paulistas. “Não é uma coisa para 2012, para 2013, talvez”, afirmou.