Topo

Defensoria Pública da União quer explicações sobre ingresso no curso de medicina da Unirio

Rodrigo Teixeira

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/11/2012 20h26

Nesta terça (13), o defensor público da União Daniel Macedo deu 48 horas à Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) para que informe o destino das vagas não preenchidas, bem como a lista com os estudantes matriculados e aqueles que cancelaram a matrícula, do curso de medicina da universidade.

“Pelo edital, são 77 vagas e aqueles candidatos da lista de espera via Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] estão aguardando serem chamados. A universidade ofereceu 70 vagas. Outros dois têm mandado de segurança para o ingresso. Restam, então cinco, vagas. Precisamos saber qual o destino dessas outras vagas. Por que não convocaram? Qual será o destino dessas vagas? São perguntas que devem ser respondidas. Solicitei a lista dos matriculados para ver se de fato ingressaram pelo Sisu. Se configurar algum delito, vou remeter isso à Polícia Federal para que ela investigue o caso”, afirmou o advogado da União.

Procurada pela reportagem do UOL Educação, a Unirio preferiu não se pronunciar sobre o assunto.

Entrou por mandado judicial

A decisão da desembargadora Vera Lúcia Lima foi favorável ao estudante Igor Melo de Almeida, 20, o processo que tramita na 27ª Vara Federal, recebeu liminar e tem recurso que corre perante o Tribunal Regional Federal da Segunda Região A assessoria de imprensa do Tribunal informou ao UOL que o estudante poderá estudar normalmente na universidade.

Segundo a Justiça do Rio, ainda é possível preencher as vagas remanescentes, uma vez que as aulas do primeiro período começam apenas no dia 26 de novembro, devido ao tempo que universidade ficou sem funcionar por estar em greve.

Igor acredita que não sofrerá retaliação na futura faculdade, “Estou muito feliz por ter conseguido, não espero nenhuma atitude negativa por parte deles, apenas fiz valer os meus direitos”, contou à reportagem.