Topo

Centro acadêmico da UnB é pichado com frases homofóbicas; alunos protestam

No Facebook, os estudantes do Centro Acadêmico repudiaram as pichações homofóbicas em sua sede - Reprodução
No Facebook, os estudantes do Centro Acadêmico repudiaram as pichações homofóbicas em sua sede Imagem: Reprodução

Gabriela Guedes

Do UOL, em Brasília

09/01/2013 17h42

Os estudantes do CA (Centro Acadêmico) do curso de direito da UnB (Universidade de Brasília) se surpreenderam ao encontrar pichações de conteúdo homofóbico na porta de sua sede na última terça-feira (8). Em reação, os alunos pretendem realizar um ato contra a homofobia na sexta-feira (11).

Na sede do centro acadêmico, na Faculdade de Direito, foram pichadas as frases: "Ñ aos gays" e "Quem gosta de dar, gosta de apanhar".

O CA de direito divulgou em sua página no Facebook uma nota na qual condena o ocorrido. A iniciativa recebeu diversas manifestações de apoio e já havia sido compartilhada por mais de 700 pessoas até o início da tarde desta quarta-feira (9).

Segundo o diretor da Faculdade de Direito da UnB, George Galindo, foi aberta uma sindicância no âmbito da unidade para apurar o caso. Galindo afirmou ainda que tanto a Faculdade de Direito como a reitoria repudiam veementemente o fato e vão fazer todo o possível para esclarecer os fatos e que, se preciso, seriam acionadas a Polícia Civil e Federal.

Para o estudante Hugo Fonseca, membro do CA, o fato é apenas “mera reprodução do que acontece diariamente”, mas que, segundo ele, as manifestações homofóbicas estão cada vez mais explícitas. 

Luta contra homofobia

A universidade possui um histórico contraditório sobre o tema. Por um lado, já foi palco de várias ações contra a homofobia, como a campanha “UnB fora do armário”, cuja última (edição em maio de 2012) contou com um “Beijaço”.

No entanto, não é a primeira vez que sofre manifestações de preconceito: No ano de 2007, alojamentos de alunos africanos que residiam na Casa do Estudante foram incendiados. A própria faculdade de Direito já foi alvo de uma outra pichação, que fazia referências homofóbicas aos estudantes de Relações Internacionais. Na época os dois cursos dividiam o mesmo prédio.

Procurada pelo UOL, a reitoria da UnB não se manifestou sobre o assunto até o final da reportagem.

O ato organizado pelo CA de Direito será realizado na próxima sexta-feira, às 12h, no ICC (Instituto Central de Ciências), maior prédio da universidade, que abriga diversos cursos como arquitetura e comunicação social.