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Aprenda como escolher uma graduação a distância de qualidade

Cláudia Emi Izumi

Do UOL, em São Paulo

15/05/2013 06h00Atualizada em 15/05/2013 15h21

Escolher um curso de graduação a distância envolve mais do que pesquisar o nome da instituição de ensino. A infraestrutura do polo educacional, a existência de um serviço de atendimento por telefone ou pela internet e a capacitação dos tutores são critérios essenciais para garantir a qualidade do curso oferecido. 

Confira as características a serem conferidas antes de escolher seu curso:

Credenciamento

O curso precisa ser credenciado para que o diploma obtido ao final da graduação tenha validade em todo o país. Ele será regular se estiver devidamente autorizado e reconhecido ou se tiver o seu reconhecimento renovado pelo MEC (Ministério da Educação). A consulta pode ser feita no site e-MEC, que indica, inclusive, os cursos em extinção ou em “sub judice” (processos judiciais movidos pelas instituições que não receberam ainda um parecer final).

Aulas presenciais

Apesar de o nome amplamente divulgado ser “a distância”, dando a impressão de que os cursos são integralmente remotos, as graduações de EAD (ensino a distancia) exigem que parte do conteúdo curricular ocorra de modo presencial. A quantidade de aulas presenciais e a distância é definida pelo projeto pedagógico, mas as diretrizes do MEC indicam que provas, estágios, defesas de trabalho de conclusão de curso e atividades em laboratórios (para determinados cursos) são obrigatoriamente presenciais.

Nota do MEC

A nota do curso dada pelo MEC indica se uma instituição atende aos requisitos de ensino a distância e está disponível para consulta no e-MEC. O órgão considera o índice CPC (Conceito Preliminar do Curso), baseado na avaliação de documentos apresentados pela escola, e o CC (Conceito de Curso), que é dado após avaliação in loco por uma comissão do MEC.

Em fevereiro, dos 1.207 cursos disponíveis, 13 foram classificados de excelência, 89 de “muito bom” e 160 de “suficiente”.

Coordenadores

As maiores notas de avaliação do MEC para coordenadores de cursos a distância são dadas àqueles com título de doutor e, a seguir, mestres e especialistas. Todos devem ter experiência em magistério superior. A nota mais baixa é para instituições de ensino cujos coordenadores não possuem titulação em programas de pós-graduação ou sem experiência em magistério superior. A experiência dos docentes em EAD também conta.

Para os coordenadores de polos presenciais, as maiores notas de avaliação são para os que possuem pós-graduação sticto sensu, seguido de pós-graduação lato sensu e graduação. Todos devem ter formação específica em EAD. A nota mais baixa é para os coordenadores que não têm titulação em graduação e nem formação específica em EAD.

Tutores

Os tutores devem ter formação superior na área de conhecimento do curso e qualificação específica em EAD. No caso da licenciatura a distância em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo), apontada como de excelência pelo e-MEC, os tutores presenciais (dão aulas aos sábados) são doutores, enquanto que os tutores online têm, no mínimo, o título de mestre. A relação entre tutor e alunos no curso também é bem baixa, sendo de um tutor para até 20 estudantes, informa o diretor de Mídias Digitais da USP Gil da Costa Marques.

Polo Presencial

É a unidade de ensino que precisa estar fisicamente adequada às necessidades do corpo discente e docente para atender ao modo presencial da graduação a distância. O polo deve ter uma sala de aula, auditório, instalações sanitárias e áreas de convivência, equipamentos que possibilitem o uso de videoconferências e de computadores, conexão com a internet, recursos de multimídia e biblioteca, entre outros.

Acesse aqui para ver a avaliação de um polo de EAD feita pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Help Desk

Os estudantes de graduação online necessitam de um canal de comunicação com a instituição de ensino para esclarecer dúvidas sobre o curso ou problemas de acesso ao conteúdo das aulas -- na prática, o serviço costuma extrapolar essas funções. O serviço de atendimento pode ser uma linha 0800 (regiões com menor infraestrutura onde o telefone é o meio mais acessível para os estudantes) ou por meio de rede sociais existentes.

Laboratórios

Os polos presenciais devem ter laboratórios de informática ou laboratórios didáticos para atender a graduações a distância que preveem essas instalações para a formação do estudante. As unidades não precisam estar necessariamente localizadas em um único espaço físico (no mesmo prédio) ou serem de uso exclusivo do EAD.

Biblioteca

Acesso à biblioteca online ou presencial é um item que consta como necessário para a formação de estudantes das graduações a distância. A biblioteca não precisa ser exclusiva do EAD e pode ser de uso comum por outros cursos de graduação. Desconfie se não houver menção desse serviço como parte da graduação que quer cursar.

Conheça os parâmetros

Para mais informações, o site do MEC explica quais são os indicadores da qualidade do ensino a distância e os itens supervisionados durante uma visita in loco.

O Inep disponibiliza em seu site documentos semelhantes sobre a infraestrutura física e pessoal de um polo presencial e da instituição que oferece o curso a distância.