Topo

Brasil vence a Olimpíada Ibero-Americana de Matemática

Equipe do Brasil na Olimpíada Ibero-Americana de matemática no Panamá - Divulgação/OBM
Equipe do Brasil na Olimpíada Ibero-Americana de matemática no Panamá Imagem: Divulgação/OBM

Do UOL, em São Paulo

27/09/2013 11h55Atualizada em 27/09/2013 11h58

O Brasil conquistou o primeiro lugar na 28ª OIM (Olimpíada Ibero-Americana de Matemática). Quatro estudantes brasileiros ganharam medalhas de ouro e prata na competição, que encerrou nesta sexta-feira (27), na capital do Panamá.

O evento contou com a participação de 78 jovens com idades que variam entre 13 e 18 anos de 20 países da América Latina, Portugal e Espanha.

As provas foram realizadas de forma individual nos dias 24 e 25 de setembro contendo problemas que abrangem as disciplinas de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Foram três problemas a cada dia, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia.

Rodrigo Sanches Ângelo foi o destaque da equipe brasileira, conquistando a medalha de ouro com a pontuação máxima da prova, 42 pontos. Os estudantes Franco Matheus de Alencar Severo, Victor Oliveira Reis e Rafael Kazuhiro Miyazaki obtiveram a prata com 41, 40 e 35 pontos respectivamente.

Com este resultado o Brasil garantiu, por segundo ano consecutivo, a primeira posição na classificação geral por países, com ­­­­­158 pontos, seguido pela equipe de Portugal que obteve 154 pontos e México com 153 pontos. O time brasileiro foi liderado pelos professores Eduardo Wagner, do Rio de Janeiro e Pablo Rodrigo Ganassim, de São Paulo.

A 29ª edição da OIM acontecerá em Honduras. Como pré-requisito para participar do evento, os competidores precisam ter no máximo 18 anos de idade e não podem ter participado da competição em duas edições anteriores.