Topo

Gama Filho e UniverCidade têm 10 dias para entregar documentos a alunos

Do UOL, em São Paulo

15/01/2014 21h08

O Procon do Rio de Janeiro entregou nesta quarta-feira (15) uma notificação à Galileo Educacional, que administra a Universidade Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), determinando um prazo de no máximo dez dias para que todos os documentos necessários para a transferência sejam entregues aos alunos.

Segundo uma nota divulgada pelo Proncon, a dificuldade dos estudantes em conseguir o documento ocorre por conta da greve de funcionários e pelo descredenciamento das instituições pelo MEC (Ministério da Educação).
O órgão ainda deu um prazo de 48 horas para que a Galileo demonstre que está tomando as medidas necessárias.

A administradora tem 15 dias para apresentar a sua defesa em relação à acusação de que estaria impondo dificuldades à transferência dos alunos. Em caso de descumprimento, a Galileo pode ser multada pelo órgão.

A Galileo não foi encontrada na noite desta quarta para comentar a notificação.

Descredenciamento

No último dia 13, o MEC informou que iria descredenciar a Universidade Gama Filho e a UniverCidade. Segundo a pasta, os motivos foram a baixa qualidade acadêmica, o grave comprometimento da situação econômico-financeira da mantenedora e a falta de um plano viável para superar o problema, além da crescente precarização da oferta da educação superior.

Após a decisão de descredenciar as duas unidades, o MEC informou que os alunos das duas instituições serão todos transferidos.

Nos próximos dias, a Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior) divulgará edital convocando as instituições de educação superior do Rio de Janeiro que tenham interesse e condições para receber os alunos regularmente matriculados de modo a garantir a continuidade da formação, o aproveitamento dos estudos, a permanência em programas federais de acesso ao ensino superior e condições satisfatórias de qualidade da oferta e economicamente compatíveis aos estudantes em situação de transferência acadêmica. A publicação do edital dará início ao processo de transferência assistida.