Topo

Estudantes da UniverCidade e Gama Filho protestam no centro do Rio

Luciano Pádua

Do UOL*, no Rio de Janeiro

21/01/2014 19h50

Centenas de alunos e funcionários da Universidade Gama Filho e da UniverCidade, controladas pelo Grupo Galileo, foram às ruas do centro do Rio na noite desta terça-feira (21) para protestrar contra o descredenciamento das instituições pelo Ministério da Educação (MEC).

Por volta das 19h30, o clima era de tranquilidade no local e o policiamento foi reforçado.  Os manifestantes saíram da Candelária e seguem com destino à sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova.

De acordo com a Policia Militar, a manifestação reúne cerca de 300 pessoas, mas os organizadores falam em mil pessoas

O estudante de letras, Igor Mayworn, que é diretor da UNE, criticou a forma de atuação dos policiais na noite de ontem (20), em Brasília. Ele estava no grupo de alunos que foi retirado do gramado do Congresso Nacional. "Foi uma ação truculenta da polícia".

Segundo Igor, os estudantes vão entrar com uma ação na Justiça contra os policiais, que participaram da operação de retirada dos manifestantes em Brasília.

Sem salário

Representante dos funcionários da universidade, Marcelo Magalhães descreveu como dramática a situação de alguns empregados. Segundo ele, há diversos problemas de atraso, desde o fundo de garantia, que não é pago há dez anos, aos salários referentes aos últimos quatro meses.

"É  um processo de penúria muito grande.  Nao temos onde trabalhar, os funciona rios estao num limbo. Não fomos demitidos e a universidade não faliu tecnicamente. Há famílias que estão passandp por dificuldades, funcionários que foram despejados e que estão passando fome", afirmou Magalhães.

*Com informações da Agência Brasil