Topo

Final de semana em São Paulo terá três feiras de intercâmbio; veja dicas

Do UOL, em São Paulo

14/03/2014 17h14

Três feiras de intercâmbio acontecem na cidade de São Paulo neste final de semana (15 e 16 de março). Os eventos gratuitos reúnem agências e representantes de escolas e universidades de mais de 20 países.

Os interessados poderão tirar dúvidas sobre diferentes tipos de intercâmbio, de cursos de idiomas de curta duração a como fazer o ensino médio, a universidade ou uma pós-graduação no exterior. 

No shopping JK Iguatemi, o Gate (Global Access Through Education) começou nesta sexta-feira (14) e vai até domingo (16) com a participação de 70 expositores com pacotes de intercâmbio para 29 países, entre eles Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, México, Argentina e África do Sul.

Haverá também palestras sobre o intercâmbio e como se inscrever para universidades norte-americanas. O Gate acontece das 13h às 20h.

Na Bela Vista, a Eduexpo terá representantes de 29 países, entre eles destinos menos tradicionais, como Malta, Dinamarca, Letônia e Taiwan. O evento começa amanhã (15) às 14h no Centro Fecomércio de Eventos e vai até domingo (16).

No Salão do Estudante, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, agências de intercâmbio e representantes de universidades darão informações sobre o intercâmbio em 22 países. O evento acontece no sábado (15) e domingo (16) das 14h às 19h.

Durante o ano, edições da Eduexpo e do Salão do Estudante acontecerão em outras capitais do país. Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre são alguns dos próximos destinos.

Cuidados

Cautela é a recomendação da Fundação Procon-SP (órgão de proteção ao consumidor) para quem vai fechar um intercâmbio de idiomas no exterior. “São contratos de valores expressivos que não são fáceis de entender”, alerta a assessora técnica do órgão, Fátima Lemos.

Ela explica que o cliente precisa esclarecer todos os itens do contrato que não ficaram claros antes de assiná-lo. Ele também tem o direito de pedir um resumo com os principais itens que considerar importante no contrato.

Antes de fechar negócio

  • Procure referências sobre a agência de intercâmbio escolhida. Vale consulta a conhecidos, em redes sociais e em sites de relações de consumo

  • Busque saber se a agência de intercâmbio tem registroendereço fixo e se é especializada no serviço desejado

  • Esclareça todos os itens do contrato. O cliente tem o direito de pedir um resumo com os principais itens que considerar importante no contrato

  • Antes de sair do Brasil, peça à agência de intercâmbio o nome e o contato das pessoas que ficarão responsáveis pela solução de problemas relacionados à escola ou à moradia no exterior

  • Registre os problemas encontrados durante a viagem: guarde os e-mails trocados com a agência e fotografe o que puder

Serviço

Eduexpo 

De 15 a 16 de março; das 14h às 19h

Centro Fecomercio de Eventos (rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista)

 

Gate 

De 14 a 16 de março; das 13h às 20h

Shopping JK Iguatemi, 3º andar (av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi)

 

Salão do Estudante

De 15 a 16 de março; das 14h às 19h

Centro de Convenções Frei Caneca (rua Frei Caneca, 569, 5° andar, Consolação)