Topo

Grevistas fecham portões da USP e complicam trânsito na região

Manifestação de grevistas da USP causa trânsito na região da Cidade Universitária  - Helvio Romero/Estadão Conteúdo
Manifestação de grevistas da USP causa trânsito na região da Cidade Universitária Imagem: Helvio Romero/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

07/08/2014 10h44Atualizada em 07/08/2014 10h47

Funcionários e alunos da USP (Universidade de São Paulo), em greve há mais de dois meses, interditam as entradas da Cidade Universitária, na zona Oeste da capital paulista, desde as 5h30 desta quinta-feira (7), complicando o trânsito. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) pede que os motoristas evitem a região. 

Segundo a CET, a avenida Afrânio Peixoto está completamente ocupada e a Corifeu de Azevedo Marques tem 5,5 km de lentidão. A marginal Pinheiros tem lentidão de 7,5 km na pista expressa, sentido Castelo/Interlagos, e de 2,8 km na pista local. 

Carros da Polícia Militar acompanham a manifestação de dentro do campus.

A reivindicação do grupo é pela abertura das negociações com a reitoria, que, em conjunto com a Unesp e Unicamp (as outras duas universidades estaduais de São Paulo), decidiram pelo congelamento dos salários dos funcionários e professores.

A USP vive uma crise financeira. Desde o ano passado tem comprometido mais de 100% dos repasses que recebe do governo estadual com a folha de pagamento. A situação motivou a decisão da reitoria em não conceder reajuste.