Topo

Internautas publicam novamente supostas fotos da prova do Enem 2014

9.nov.2014 - Internauta posta capa de suposto caderno de questão do Enem 2014 - Reprodução/iconosquare
9.nov.2014 - Internauta posta capa de suposto caderno de questão do Enem 2014 Imagem: Reprodução/iconosquare

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

09/11/2014 14h06Atualizada em 09/11/2014 14h23

Como aconteceu no primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), internautas estão postando fotos de supostos cartões de respostas e cadernos com perguntas durante a aplicação da prova.

O UOL encontrou desde o horário de início da prova, às 13h, pelo menos quatros fotos suspeitas no Instagram, rede social de publicação de fotos. Não é possível confirmar se as imagens mostram o real conteúdo da prova.

Neste sábado (8), assim que os portões dos locais de prova foram fechados, às 13h de Brasília,  começaram a aparecer imagens suspeitas nas redes sociais. O uso de celulares e de outros equipamentos eletrônicos durante a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é proibido.

O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela realização do Enem, informou que ontem 65 candidatos foram eliminados da avaliação por usar celular ao fazer o exame. No ano anterior, 47 estudantes foram excluídos pelo mesmo motivo. 

O MEC e o Inep monitoram as postagens relacionadas ao Enem nas redes sociais durante todo o período de exame. Foi preparado um forte esquema de segurança para evitar fraudes e "selfies" durante a prova. Os profissionais que atuaram na aplicação e fiscalização do exame foram treinados para abordar atitudes suspeitas.

O MEC também está utilizando mais de 17 mil detectores de metal para identificar equipamentos eletrônicos durante a prova.

Apesar dos casos de candidatos flagrados com celular, o ministro Henrique Paim (Educação) declarou ontem que a aplicação do exame neste primeiro dia correu "dentro da normalidade".

O Enem 2014 teve 8.721.946 candidatos inscritos. A prova foi aplicada em 1.752 municípios espalhados por todo país.