Topo

Enem 2014: 1.519 candidatos foram eliminados nos dois dias de prova

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

09/11/2014 19h34

O MEC (Ministério da Educação) informou neste domingo (9) que 1.519 candidatos inscritos no Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio) foram eliminados da prova por diversos motivos neste ano. Deste total, 236 por uso indevido de celular ao realizar a avaliação.

O ministro Henrique Paim afirmou que as eliminações ocorreram porque os candidatos cometeram irregularidades proibidas pelas regras do exame. Apesar das eliminações, o ministro classificou o exame deste ano como “tranquilo”.

O uso de celulares e de outros equipamentos eletrônicos durante a prova é proibido. Mas minutos após o fechamento dos portões e o início da prova nos dois dias de prova, candidatos postaram fotos de gabaritos e de cadernos nas redes sociais. Em 2013, 47 estudantes foram eliminados por postarem foto em rede social ao fazer o exame, de acordo com o MEC.

O MEC e o Inep monitoraram as postagens relacionadas ao Enem nas redes sociais por todo o dia.

Além de celulares, o uso de outros dispositivos eletrônicos está vetado durante a prova. São eles: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Também estão proibidos artigos de chapelaria como boné, chapéu, viseira, gorro e similares, além de óculos escuros.

Para evitar fraudes e irregularidades, o MEC preparou neste ano um forte esquema de segurança. Os profissionais que trabalharam na aplicação e fiscalização do exame foram treinados para abordar atitudes suspeitas e coibir ações irregulares.

Também foram usados mais 17 mil detectores de metal para identificar equipamentos eletrônicos usados indevidamente durante a realização da prova.

Neste domingo (9), foram aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. O tema da redação deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), "publicidade infantil em questão no Brasil"