Topo

Enem 2014: Tema da redação surpreende candidatos em Ribeirão Preto (SP)

A estudante Maria Beatriz Saldanha, 19, disse que o tema da redação deste ano, publicidade infantil, foi surpreendente. A jovem pretende cursar odontologia  - José Bonato/UOL
A estudante Maria Beatriz Saldanha, 19, disse que o tema da redação deste ano, publicidade infantil, foi surpreendente. A jovem pretende cursar odontologia Imagem: José Bonato/UOL

José Bonato

Do UOL, em Ribeirão Preto

09/11/2014 16h06

O tema da redação do Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio) surpreendeu candidatos ouvidos pelo UOL em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). Este ano, o tema foi "publicidade infantil em questão no Brasil".

“Eu achei que fosse ser sobre racismo ou falta de água”, afirmou Lucas Paiva, 20. O jovem faz cursinho e tenta ingressar num curso de educação física em Ribeirão Preto, onde mora.

Maria Beatriz Saldanha, 19, também não esperava que publicidade infantil fosse ser o tema. Ela pensava que política seria o assunto da redação. “Comecei pela redação e acabei me desgastando um pouco. Fui mal em matemática”, afirmou a moça, que pretende cursar odontologia numa faculdade particular de Ribeirão Preto. Ela faz o Enem pela quarta vez.

Maicon Christian, 20, que quer cursar engenharia, afirma que desistiu da redação. “Achei o tema muto difícil. Eu esperava que a falta de água e racismo pudessem ser os temas”, declarou.

Lucas Medeiros também se disse surpreendido pelo tema da redação. Ele, a exemplo de outros candidatos, contava que o teor da redação fosse a crise de abastecimento de água por que passa o Estado de São Paulo. “Não contava com isso. Já a prova de português foi tranquila. A de matemática achei puxada”, afirma.

Lucas William, 17, que faz o segundo ano do ensino médio e fez o Enem para treinar, também se espantou com tema publicidade infantil. Ele também apostava na crise da água e outros assuntos relacionados às cidades, como trânsito por exemplo.