Topo

Saiba tudo sobre a 1ª fase do vestibular da Unesp, que acontece amanhã

Leandro Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Imagem: Leandro Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Guilherme Botacini

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/01/2021 04h00

O vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) acontece amanhã (30) e domingo (31). Os portões dos locais de prova se fecham às 14h.

Uma das três grandes universidades estaduais de São Paulo, com 24 campi espalhados pelo interior, capital e litoral do estado, a Unesp oferece 7.630 vagas em cursos de todas as áreas do conhecimento.

A nota final do candidato que passar pelas duas fases e pela prova de habilidades específicas de alguns cursos é calculada pela média aritmética de todas as provas.

Como medidas sanitárias contra a pandemia do novo coronavírus, a Fundação Vunesp, responsável pela organização do vestibular, vai limitar a 35% a capacidade máxima das salas de aplicação da prova.

Para isso, ampliou em 166% o número de salas em comparação com 2020: serão 5.228 salas, contra 1.989 no vestibular do ano passado, segundo Antonio Nivaldo Hespanhol, diretor-presidente da fundação.

Além disso, o horário de chegada aos locais de prova também será escalonado, para evitar aglomerações. O candidato encontrará na consulta do local de prova o horário em que deve comparecer.

Semelhante à estrutura adotada pelo vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), os dois dias de prova da primeira fase da Unesp serão divididos de acordo com os cursos aos quais os candidatos se inscreveram.

No primeiro dia, sábado, apenas os inscritos em cursos da área de biológicas farão a prova de conhecimento gerais. No segundo, é a vez de quem se inscreveu para cursos das áreas de exatas e humanidades.

Datas e horários importantes

  • Prova para inscritos em cursos de ciências biológicas - 30 de janeiro (sábado)
  • Prova para inscritos em cursos de ciências exatas e humanidades - 31 de janeiro (domingo)
  • Horário de fechamento dos portões - 14h

Estrutura da prova

A prova tem cinco horas de duração e é composta de 90 questões objetivas, com cinco alternativas possíveis de resposta e apenas uma correta.

O número de questões é dividido entre as áreas: 30 questões são de linguagens e códigos (língua portuguesa, literatura, língua inglesa, educação física e arte), 30 de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e 30 de ciências da natureza e matemática (biologia, química, física e matemática).

O candidato poderá deixar o local após três horas de prova.

O que levar no dia da prova

O uso de máscara nos locais de aplicação é obrigatório antes, durante e depois da prova.

É preciso levar um documento original de identificação, como RG, Carteira de Habilitação (CNH), carteira de trabalho ou passaporte, por exemplo. Estrangeiros podem usar o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE). Cópias não são permitidas, mesmo que autenticadas.

O candidato deve levar caneta esferográfica com tinta preta e régua transparente para usar na prova.

O Manual do Candidato também pede que o aluno leve um saco plástico para guardar ou descartar máscaras usadas. Como o uso é obrigatório, é sugerido levar máscaras reservas.

O que não pode levar

Nenhum aparelho eletrônico, como celulares e calculadoras, são permitidos. Também estão proibidos quaisquer tipos de relógios.

Também não estão permitidos bonés, gorros, chapéus, óculos de sol, protetores auriculares, e a Fundação Vunesp também afirma que cabelos compridos devem estar presos para deixar as orelhas dos candidatos visíveis.

Qualquer material ou equipamento proibido será embalado, lacrado pelo fiscal de sala e deixado em local visível.

Não se esqueça: celulares e outros aparelhos eletrônicos precisam ficar desligados, sob risco de eliminação do responsável caso o aparelho toque.

Outras datas relevantes

  • Provas de 2ª fase - 28 de fevereiro
  • Divulgação dos resultados - 19 de março

Provas de habilidades específicas

  • Divulgação dos locais de prova - 17 de fevereiro
  • Provas presenciais do Instituto de Artes de São Paulo - 22 de fevereiro a 2 de março
  • Provas presenciais da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru - 7 de março
  • Upload de arquivos para Música do Instituto de Artes de São Paulo - 18 a 24 de fevereiro