Topo

Programa educativo vai mostrar a Turma da Mônica na escola pública

Da Redação<br>Em São Paulo

11/08/2004 14h08

A partir de outubro, Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e outros personagens da turma da Mônica vão passar a freqüentar a escola. Eles vão estrelar uma série de programas educativos para crianças da pré-escola que serão transmitidos por TVs educativas e exportados para países de língua portuguesa.

Serão, inicialmente, 60 episódios de trinta minutos, abordando temas como educação inclusiva, meio ambiente e racismo. A produção dos programas começa em outubro.

O autor dos personagens, Mauricio de Souza, conseguiu, junto a um organismo internacional, captar recursos para a produção da primeira edição dos programas, que também contam com o apoio dos ministérios da Educação e da Cultura.

A verba servirá apenas para os gastos de realização, já que o desenhista abriu mão de seus direitos autorais. Segundo ele, a produção dos 60 primeiros episódios deve custar cerca de R$ 4 milhões.

"Sempre fiz questão de que eles entrassem na escola pública, que foi onde sempre estudei", explicou o criador dos personagens. A série será responsável também pela incorporação de novos personagens à turma, como uma menina cega e um garoto paraplégico, para tratar da educação inclusiva, e crianças índias, para discutir a questão indígena e a Amazônia.

A idéia é tratar os assuntos de forma lúdica, com muita música e brincadeiras. Os temas a serem discutidos serão escolhidos com a colaboração de técnicos pedagógicos do MEC, levando em conta as diretrizes nacionais da educação infantil.