Topo

Inep aplica pré-teste da Pesquisa sobre as Escolas Primárias

Da Redação<br>Em São Paulo

12/08/2004 12h12

Até o final deste mês, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) conduzirá o pré-teste da Pesquisa Internacional sobre as Escolas Primárias em 40 estabelecimentos de ensino localizados nos Estados de Tocantins, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio Grande do Norte. Nessas unidades da Federação foram selecionadas oito escolas públicas e privadas, das zonas urbana e rural.

O objetivo é verificar a qualidade e a adequação, à realidade brasileira, do questionário que será aplicado no próximo ano, para prevenir possíveis problemas de campo e possibilitando traçar estratégias de ação. A Pesquisa pretende comparar a oferta do ensino primário nos diferentes contextos nacionais, contribuindo com os esforços dos países envolvidos para melhorar o acesso, a qualidade e a eqüidade da educação ofertada à sua população. O projeto é coordenado pelo Instituto de Pesquisa e Estatística da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O foco do estudo será a 4ª série do ensino fundamental e o objetivo é coletar dados que informem sobre as principais características do ambiente de aprendizagem e do funcionamento e organização escolares. Para obter informações sobre as características de organização e funcionamento das escolas primárias, os diretores e professores em exercício, de turmas regulares de 4ª série, serão convidados a responder aos questionários.

A pesquisa final será realizada durante o segundo semestre de 2005 a uma amostra de 646 escolas. O levantamento resultará em produtos internacionais e nacionais como base de dados, relatórios sobre a pesquisa e estudos temáticos, que contarão com o suporte técnico de especialistas da Unesco e da OCDE.

Essas entidades coordenam, desde 1997, o Programa Mundial de Indicadores Educacionais (WEI), que conta, atualmente, com a participação de 19 países, entre eles o Brasil, localizados nos cinco continentes, representando cerca de 70% da população mundial. Participarão desta Pesquisa 15 países: Argentina, Brasil, Chile, Egito, Índia, Indonésia, Malásia, Paraguai, Peru, Filipinas, Rússia, Sri Lanka, Tunísia, Uruguai e Zimbabwe. As informações são da Agência Brasil