Teve início neste domingo (10), às 13h30, o segundo dia de prova do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio). A prova vai até às 18h30.
O que aconteceu
Participantes do Enem passam hoje pelo segundo dia de provas. Eles terão que responder a 90 questões de matemática e ciências da natureza. No domingo passado (3) os temas foram linguagens e ciências humanas, além da redação.
O exame termina às 18h30. O gabarito do exame será divulgado no próximo dia 20, uma quarta-feira, e o resultado sairá no dia 13 de janeiro de 2025. A nota do Enem pode ser usada para acesso a universidades e para seleção dos programas Fies, Sisu e ProUni.
A edição deste ano será um teste do programa Pé-de-Meia, lançado pelo governo Lula (PT). Alunos mais pobres e de escolas públicas vão ganhar um incentivo de R$ 200 por se inscreverem para fazer a prova. É preciso participar dos dois dias do exame.
O aumento de inscritos no exame é uma prioridade do governo federal. Foi em 2009, no segundo mandato do petista, que o Enem passou a ter "peso" de vestibular. Em 2022, na gestão de Jair Bolsonaro (PL), o Enem registrou o menor número de participantes em 17 anos — 3,4 milhões.
No primeiro dia de aplicação do Enem 2024, a abstenção ficou em 26,6%. O índice é menor em relação a edição do ano passado, segundo dados do MEC (Ministério da Educação). Com o Pé-de-Meia, o governo também espera barrar o aumento de abstenções.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.