Universidade de Brasília vai inaugurar "beijódromo" dedicado à "vivência" em campus
Se beijar na boca é bom, a UnB (Universidade de Brasília) achou um jeito de dar uma forcinha ao seus quase 29 mil alunos: no próximo dia 6, a instituição vai inaugurar um “beijódromo” no principal campus, na região do Plano Piloto.
O Memorial Darcy Ribeiro, na UnB, que terá um "beijódromo"
O “beijódromo” será um “anfiteatro aberto dedicado à vivência” dentro de um complexo maior, chamado de Memorial Darcy Ribeiro. Na definição do próprio Darcy, que idealizou o projeto, o “beijódromo” serviria para namorar e ouvir “serestas”. O termo foi inventado por ele.
O prédio é diferente do projeto original. A ideia de fazer o “beijódromo” a céu aberto, por exemplo, foi descartada. Com a cobertura, diz a instituição, o local poderá ser usado para “atividades didáticas e de formação, além de ser um espaço de socialização”.
Para o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior, o “beijódromo” “foi concebido como um lugar onde estudantes e alunos pudessem expressar seu afeto, sem o qual a universidade não poderia ser feliz”.
Memorial
O memorial, além do espaço de “vivência”, vai reunir o acervo do pensador, que também é fundador da universidade. Segundo a UnB, são mais de 20 mil livros, além de documentos, pinturas, artesanato e arquivos em áudio e vídeo. Darcy pensou no espaço, diz a UnB, como “o encontro perfeito entre sentimento e razão”.
Esta terça-feira (30) é o prazo-limite para o fim da construção do memorial, que custou R$ 8,5 milhões. A maior parte do dinheiro vem do Ministério da Cultura e, o resto, da Fundação Darcy Ribeiro. A obra, no entanto, já está atrasada: a inauguração estava prevista para o dia 26 de outubro, quando o antropólogo completaria 88 anos.
Leia mais
- MEC torna mais rígidas regras para universidade
- Em tom de despedida, Lula inaugura dois prédios em universidade federal no interior de Minas
- Universidade "do futuro" será interdisciplinar, à distância e com financiamento público
- Universidade fluminense pede volta da verba orçamentária para pagar salários
- STF libera pagamento de gratificação de 26,05% aos servidores da UnB, em greve desde março
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.